InícioBolsas de EstudoÚLTIMOS DIAS: Instituição oferece 55 bolsas de doutorado na Itália

ÚLTIMOS DIAS: Instituição oferece 55 bolsas de doutorado na Itália

Gustavo Sumares - 09/03/2021
Comentários:

A Scuola Superiore Sant’Anna, localizada na cidade de Pisa na Itália, está recebendo inscrições para um total de 55 bolsas de estudo para doutorado em programas ministrados em inglês. As bolsas contemplam diversas áreas de estudo, e seu valor, benefícios associados e prazos de inscrição variam de acordo com a área. As últimas inscrições se encerram em 25 de junho. 

O valor das bolsas varia de aproximadamente 14 mil euros por ano até cerca de 16 mil euros por ano. Em alguns casos, a instituição também oferece alimentação gratuita no restaurante universitário ou valores adicionais para despesas relacionadas aos estudos, pesquisas e participações em congressos. A renovação das bolsas acontece anualmente, condicionada ao desempenho dos bolsistas.

As bolsas de doutorado na Itália da Scuola Superiore Sant’Anna estão disponíveis para os seguintes programas (todos de PhD):

Como concorrer às bolsas de doutorado na Itália

De acordo com o edital geral das bolsas, para se candidatar às oportunidades é necessário já ter concluído o mestrado (ou concluí-lo até 31 de outubro). As bolsas e programas de doutorado estão previstas para início em 1 de outubro de 2020, mas poderão ser atrasadas até o dia 1 de novembro para alunos que concluírem o mestrado em outubro.

Nos links acima, é possível acessar as chamadas de bolsas de cada um dos programas. Por lá, é possível ver os detalhes de cada bolsa, bem como seus prazos, requisitos e procedimentos específicos de inscrição. Em geral, no entanto, são necessários os seguintes documentos (em italiano ou inglês):

Em alguns casos, a universidade também solicita que o estudante envie uma versão digital da sua tese de mestrado como parte da candidatura. É importante verificar as chamadas de cada programa, pois cada uma tem solicitações específicas para o formato no qual o projeto de pesquisa deve ser apresentado (incluindo número máximo de palavras e as informações que ele deve conter).

As últimas inscrições dentre as bolsas ficam abertas até 25 de junho (para o programa de Direito). Muitos programas tem inscrições até o começo de junho ou fim de maio, mas uma exceção importante é o de Economia, que só recebe inscrições até 2 de abril.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados