//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPós-GraduaçãoComo é fazer Mestrado em Portugal? Vale a pena?

Como é fazer Mestrado em Portugal? Vale a pena?

Marcela Marcos - 19/07/2018
Comentários:

Jefferson Marques Vianna cursa o Mestrado em Economia na Universidade Nova de Lisboa e, como um dos integrantes da comunidade de Líderes Estudar em 2018, contou um pouco sobre o curso e o dia a dia na instituição. Não se trata de um programa de mestrado para brasileiros em Portugal, mas de um programa bem competitivo de mestrado em economia. No vídeo a seguir, ele conta um pouco como é fazer mestrado em Portugal. Confira:

Jefferson é natural de Jericoacoara, no Ceará, um dos destinos mais procurados por turistas que querem curtir as belas praias do nordeste brasileiro. Como esse clima de praia sempre o agradou, estudar em Lisboa, que também tem esse ar litorâneo e atrativo turisticamente, tem sido proveitoso. A capital portuguesa é bem movimentada e oferece a oportunidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo, além de ampliar os horizontes profissionais.

A Nova SBE (School of Business and Economics) e o mestrado em Portugal

O estudante era bolsista do Insper, em São Paulo, onde estudava Economia. O programa que cursava tem três anos de matérias obrigatórias e um de disciplinas eletivas. Como a instituição lhe permitiu emendar a graduação com o mestrado em Portugal (e o programa de pós da Nova tem duração total de um no e meio), no caso de Jefferson – considerando a dupla titulação -, a formação se dará em quatro anos e meio. “Dá um pouco mais de trabalho, às vezes falta um pouco de base e tem que correr atrás, mas vale bastante a pena!”, garante. Pelo fato de o curso ser em Inglês, ele diz que isso também o ajuda a abrir portas.

A Nova SBE

Veja também: dicas sobre como ele conseguiu!

 

Sobre o Autor

Jefferson Marques Vianna nasceu no interior do Ceará e foi para a capital do estado, Fortaleza, para estudar. Lá, contou com bolsa no colégio Ari de Sá (concedida pela ONG Primeira Chance). Filho de uma professora da rede municipal e um funcionário público, ele reconhece a influência dos pais em sua dedicação aos estudos. Já ganhou medalhas em competições variadas, de Física, Química, Astronomia, Informática, Robótica e Matemática. Nessa última matéria, aliás, obteve a maior nota do ENEM em 2014 e recebeu aprovação do IME (Instituto Militar de Engenharia) e do Insper, onde decidiu estudar. Atualmente, faz a dupla titulação com Economia na Universidade Nova de Lisboa, e pretende fazer doutorado, também em Economia, para ingressar na carreira acadêmica no Brasil.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados