//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoAs melhores escolas de fotografia nos Estados Unidos e na Europa

As melhores escolas de fotografia nos Estados Unidos e na Europa

Priscila Bellini - 11/12/2017
Comentários:

É difícil sintetizar, em poucas características, o que constitui um bom fotógrafo. Estar no lugar certo e na hora certa, acertar o clique, ficar atento à iluminação… Todos os fatores entram na equação. Para ensinar essa arte a nível superior, em escolas de graduação e cursos de pós, é necessário combiná-los. As melhores escolas de fotografia são as que conseguem chegar a um resultado excelente nesse processo.

Há instituições tradicionais que apostam em fotografia editorial, enquanto outras dividem a formação acadêmica em um currículo variado. Em uma profissão cada vez mais internacionalizada e competitiva, há ainda universidades que apostem no apoio e na orientação aos recém-formados. “Nós damos importância à qualidade profissional do ensino e oferecemos treinamento adaptado às demandas do mercado”, resume Pierre-Yves Mahé, que dirige o Spéos Paris Photographic Institute desde sua fundação, em 1985. “Nós temos também um programa especial de Alumni Care que ajuda os formandos a dar seus primeiros passos na profissão”.

Leia mais: Estudar cinema no exterior: conheça as melhores instituições na Europa e EUA

São variados, entretanto, os currículos oferecidos e as abordagens dadas à fotografia por instituições de ensino no exterior. Conheça algumas das melhores escolas de fotografia e entenda o que faz com que se destaquem a nível mundial.

Royal College of Art

A excelência da instituição é, de fato, digna de realeza. O Royal College of Art foi fundado em 1837, na mesma época em que os daguerreótipos ganhavam destaque e antecipavam o que se chamaria de fotografia. Localizada em Londres, a instituição ficou conhecida como a única especializada em artes e design que oferece apenas cursos de pós-graduação. A fama também chega aos rankings universitários, já que o QS Ranking específico para a área de “Arte e Design” classificou o RCA como melhor instituição de 2017.

Leia mais: Plataforma conecta “aprendiz” a atelier de arte para programa de férias

Como uma das melhores escolas de fotografia do mundo, o Royal College of Art aposta em um currículo que reflete criticamente sobre o papel da fotografia. Os alunos devem frequentar seminários e workshops, e possuem, desde o início do curso, um tutor que os acompanha. Cabe a esse tutor constatar, com base no progresso do estudante durante as aulas e projetos desenvolvidos, se houve progresso. Entre as avaliações requisitadas ao longo de três semestres, estão dissertação e trabalhos práticos em fotografia.

Spéos Paris Photographic Institute

Agora com prédios tanto em Paris quanto em Londres, o Spéos reúne alunos do mundo todo em busca de ensino voltado às competências técnicas e ao desenvolvimento de habilidades artísticas. O diretor do instituto Pierre-Yves Mahé explica que a abordagem dada é “mais prática”. “Os cursos são organizados em grupos pequenos, com projetos que requerem muita prática, sempre supervisionados por profissionais qualificados”, descreve o diretor.

Além do ensino voltado à prática, programas oferecidos pelo Spéos, como o European Master of Professional Photography, permitem ao aluno focar em áreas da fotografia mais específicas. Há formações específicas em fotografia de moda, por exemplo, e parcerias constantes do instituto com empresas de destaque, como Canon, Nikon e Fuji Film. Durante o ano letivo, o Spéos organiza, em média 15 feiras de recrutamento e carreiras.

Parsons the New School for Design

A Parsons não entra apenas para a lista de melhores escolas de fotografia, mas também se destaca pelo ensino de arte e design como um todo. Fundada em 1896, em Nova York, a Parsons foi pioneira em cursos como Design de Moda, Publicidade e Design Gráfico nos Estados Unidos. Atualmente, ela fica em terceiro lugar na sub-área de Arte e Design no rankings universitário QS.

Na Parsons, os alunos interessados em fotografia podem optar pela major na área, disponível nos cursos de graduação, ou pelo mestrado em Fotografia. Durante a formação, a intenção é que os alunos desenvolvam tanto habilidades técnicas como também conhecimento estético. Para se candidatar à instituição, uma das melhores escolas de fotografia, o caminho certeiro é encaminhar os documentos exigidos até 1 de janeiro – e, então, ser elegível ao apoio financeiro oferecido pela instituição, em formato de bolsas por mérito.

Quer conseguir uma bolsa para estudar fora? Confira tudo o que você precisa saber!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados