InícioPós-GraduaçãoMBA no Canadá: 5 motivos para considerar o país como destino

MBA no Canadá: 5 motivos para considerar o país como destino

Gustavo Sumares - 25/05/2021
Comentários:

Para brasileiros considerando um MBA internacional, é comum que Estados Unidos e Europa sejam alguns dos primeiros destinos lembrados. No entanto, ainda que essas regiões concentrem algumas das escolas mais tradicionais do mundo, um MBA no Canadá pode ser uma opção interessante para quem procura uma experiência diferente mas não menos enriquecedora.

Danilo Fiorani, gerente sênior de marketing de uma empresa da área farmacêutica, elegeu o país como destino para seu MBA, que fará na University Canada West (UCW), em Vancouver. Entre os motivos para a escolha, ele cita o fato do país ser “constantemente ranqueado entre os melhores países para se viver no mundo”, e a maneira como as instituições canadenses ajudam imigrantes e estudantes.

Leia também: DAAD Scholarships oferece bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha

Além dessas, no entanto, há outras razões pelas quais o país pode ser o destino ideal para quem pensa em fazer MBA fora do Brasil. A seguir, citamos alguns deles. Confira:

5 motivos para escolher um MBA no Canadá

1 – Cidades excelentes

O Canadá tem diversas cidades ótimas para estudantes — ao menos é o que considera a mais recente avaliação Best Student Cities da Quacquarelli Symonds. Três municípios do país se encontram entre as 20 melhores cidades do mundo para estudantes. São elas: Montreal (6º lugar), Toronto (11º) e Vancouver (16º).

Entre os critérios avaliados pelo ranking estão o custo de vida das cidades, a existência de boas escolas, disponibilidade de transporte público, oferta de atividades de lazer e oportunidades de emprego que cada uma tem. O ranking coloca as cidades canadenses à frente de urbes como Nova York, Singapura, Barcelona e Amsterdã.

2 – Trabalhar e estudar

Alunos brasileiros podem trabalhar enquanto realizam seu MBA no Canadá. O visto oferece a possibilidade de trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de estudos, e em tempo integral durante as férias.

Após a conclusão dos estudos, as universidades canadenses também oferecem boa empregabilidade. Uma pesquisa realizada com alunos da University Canada West revelou que 100% dos egressos de seu MBA conseguiram emprego na área após 6 meses da conclusão do curso (67% em um mês, e 88% em três meses). A média de aumento salarial foi de 25 mil dólares canadenses anuais.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: saiba como é a experiência 

3 – Mais oportunidades de candidatura

A University Canada West tem outra característica que pode atrair candidatos brasileiros. A escola tem ingressos de MBA em quatro momentos ao longo do ano: janeiro, abril, julho e outubro. Para Danilo, essa maior disponibilidade de oportunidades de ingresso foi um dos fatores determinantes em sua escolha. “Essa flexibilidade ajuda muito na decisão”, avalia.

4 – Candidatura simplificada

Além de ser possível se candidatar em diversos momentos ao longo do ano, algumas universidades canadenses também facilitam o processo de candidatura. É o caso da UCW, por exemplo, para a qual é possível montar uma application sem a necessidade, por exemplo, de enviar suas notas do GMAT.

Um dos motivos para isso é que a escola oferece um MBA Foundation — são três matérias introdutórias cursadas no início do programa, também com o intuito de garantir o máximo de aproveitamento dos alunos nas demais disciplinas.

5 – Preço mais acessível

O dólar canadense é uma moeda menos valorizada, frente ao real brasileiro, que o dólar dos Estados Unidos por exemplo. Uma consequência disso é que os custos de de realizar um MBA no Canadá acabam sendo menores (considerando tanto anuidades quanto despesas correntes) do que estudar nos EUA ou na Europa.

No caso específico da University Canada West, outra vantagem é que há uma variedade de bolsas de estudo às quais estudantes brasileiros podem concorrer. Muitas delas são aplicadas automaticamente para pessoas elegíveis, e não exigem um processo separado de candidatura. É possível ver mais informações sobre elas nesta página.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados