Fundação Estudar
InícioEducaçãoMBAMBA em Portugal: quanto custa e quais são as melhores escolas?

MBA em Portugal: quanto custa e quais são as melhores escolas?

Marcela Marcos - 09/01/2024
Comentários:

Complementar a formação, ampliar a capacidade de liderança, aumentar as chances de colocação profissional e de uma boa perspectiva financeira são algumas das razões para fazer um MBA em Portugal. Isso porque quando a experiência ocorre no exterior, os horizontes se ampliam ainda mais, bem como as conexões com pessoas de várias partes do mundo. Entretanto, um programa do tipo é bem caro lá fora. 

Nas principais universidades americanas, por exemplo, custa, em média, 60 mil dólares (em torno de 314 mil reais na cotação atual). Entretanto, em alguns países europeus, o investimento é menor. Em Portugal, chega a custar a metade do preço, o que não significa que as instituições não tenham prestígio nos rankings internacionais. Alguns MBAs das melhores escolas de negócios portuguesas, aliás, têm parceria com top schools americanas. Isso tudo além das próprias vantagens de estudar em Portugal, de modo geral: custo de vida reduzido, idioma similar ao nosso e clima ameno.

Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal

Neste post, falaremos sobre os melhores MBA do país europeu e quanto custam. A seleção foi baseada no ranking mais recente do Financial Times, que classificou as 95 melhores Business School da Europa. Cinco portuguesas estão entre elas. Confira:

Parceria com o MIT: The Lisbon MBA

As duas escolas de negócios portuguesas mais bem classificadas têm um MBA em comum. Trata-se do “The Lisbon MBA”, da Nova SBA (24º lugar) com a Católica Lisbon School of Business and Economics (27ª posição). O curso tem parceria, ainda, com o MIT Sloan, a escola de negócios do Massachusetts Institute of Technology.

O programa também inclui uma imersão de um mês em Boston na modalidade integral (de um ano), ou de uma semana por lá no formato part-time (22 meses). Segundo a descrição, as instituições promovem “uma abordagem holística à área de gestão”, combinando rigor e inovação. O investimento varia de 32 mil a 39,5 mil euros. Os valores incluem despesas de viagem e alojamento em Boston.

MBA da Porto Business School

A Porto Business School ficou com a 59ª colocação no ranking do Financial Times. A instituição tem um MBA executivo que tem como objetivo proporcionar “uma visão atual do mundo dos negócios”. O curso reforça as soft skills, habilidades apontadas como fundamentais para o mercado de trabalho.

A vantagem é que, assim como no caso do The Lisbon MBA, o da Porto Business School proporciona uma imersão em uma escola de negócios parceira, que normalmente tem prestígio internacional. É o caso da Universidade da Califórnia – Berkeley. A duração total do programa é de 18 meses e o investimento é de 28,5 mil euros.

Leia também: Universidade do Porto: tudo sobre a melhor universidade de Portugal

MBA da Universidade de Lisboa

O ISEG é a Escola de Gestão e Economia da Universidade de Lisboa, a maior instituição de ensino superior de Portugal. O departamento ficou na 65ª colocação do ranking do Financial Times de 2022 e tem uma perspectiva global e holística para o MBA. As aulas demonstram o que a universidade chama de Leadership & Personal Journey, ou “Jornada Pessoal e de Liderança”, na tradução para o português.

O programa se concentra não apenas nos princípios básicos de gestão, mas também nas áreas de tecnologia, inovação, design, ética e sustentabilidade. O investimento é de 25 mil euros.

MBA da ISCTE Business School

A Iscte Business School é uma das quatro escolas que integram o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Seu MBA em Gestão Sustentável se diferencia dos demais por ter foco em sustentabilidade. O curso, portanto, busca alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU aos conhecimentos em liderança.

O programa tem 15 meses de duração e custa 17 mil euros para estudantes de fora da União Europeia. A escola de negócios ficou com a 67ª colocação no ranking do Financial Times 2022.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados