//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosO que é Master of Arts? Entenda e saiba se é para...

O que é Master of Arts? Entenda e saiba se é para você

Ana Moraes - 23/08/2023
Comentários:

Muitas pessoas que buscam opções de mestrado em outros países se deparam com a sigla M.A. (Master of Arts). Apesar do nome, esse título não necessariamente está relacionado a um curso na área de artes. Entenda:

Significado de Master of Arts

O título de Master of Arts é atribuído a quem conclui o mestrado nas áreas que chamamos de Humanas. Em geral, quem conclui a graduação recebe o grau de “B.A.” (Bachelor of Arts) e segue estudando em sua área recebe em seguida o grau de “M.A.”.

A área de humanas inclui artes, ciências sociais, filosofia, comunicação, letras, direito e outras humanidades em geral. Isso significa que você pode fazer um mestrado em história e  ser um Master of Arts.

Leia também: MBA, M.Sc, Ph.D, LL.M, B.Sc… Saiba o que significam todas essas siglas

Os programas de M.A. permitem que você se especialize em um área relacionada ao seu B.A., a graduação. Também são uma ótima opção para quem quer entrar no mundo acadêmico, para investigar um tópico de interesse ou fazer um PhD.

Para obter o título, os estudantes geralmente são obrigados a fazer um exame e concluir uma tese ou projeto criativo. Para aqueles que buscam a especialização sem necessariamente produzir uma dissertação acadêmica, é preferível buscar uma especialização ou uma pós-graduação não conferente de grau.

Alguns cursos oferecem as duas opções: você pode fazer apenas o(s) primeiro(s) período(s), que são focados nas aulas, e sair com um diploma de pós-graduação. Para os interessados no título de mestre, é possível continuar e escrever a dissertação. Geralmente, esses períodos estão divididos em primeiro e segundo ano, mas cada país tem suas regras.

Master of Arts, Master of Sciences e Master of Research

Pode surgir uma confusão entre M.A. e M.Sc. “M.Sc” significa “Master of Sciences”, ou “mestre das ciências”. É o grau concedido a quem termina o mestrado nas áreas de Exatas ou Biológicas. Se você conquistou um B.Sc (bachelor of science) no fim da sua graduação, provavelmente conquistará o grau de M.Sc ao fim do mestrado.

Leia também: Como funciona e quanto custa um mestrado na Europa

Assim como o M.A. e o M.Sc., o título de MRes também é concedido a quem termina o mestrado. Mas “M.Res” significa “Master of Research” (ou “mestre em pesquisa”), e recebe esse título quem conclui um programa de mestrado com foco em pesquisa, qualquer que seja a área. É interessante para alunos que já têm certeza que querem seguir uma carreira em pesquisa acadêmica ao fim do programa.

Além disso, programas designados como M.Sc. ou M.Res no exterior costumam ser mais parecidos com as pós-graduações strictu sensu (mestrado e doutorado) do Brasil. Já os M.A. se aproximam mais das pós-graduações lato sensu (não conferentes de grau)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados