//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se Preparar10 técnicas de estudo para todos os gostos

10 técnicas de estudo para todos os gostos

Marcela Marcos - 03/01/2024
Comentários:

Utilizar técnicas que ajudam a aprender é fundamental em qualquer rotina de estudos. Com tantos recursos digitais, é possível ampliar o leque para além dos tradicionais resumos e das anotações. Há quem, hoje em dia, prefira estudar assistindo a vídeos no YouTube ou ouvindo podcasts sobre a matéria. 

Tem quem queira se testar o tempo inteiro para ficar mais preparado, mas, para aqueles que têm dificuldade em manter a concentração por muito tempo, não faltam metodologias para ajudar a vencer a procrastinação. Por isso, separamos 10 técnicas de estudo para todos os gostos. Entenda todas elas para saber com qual mais se identifica!

#1 Fichamento

Assim com o resumo, a técnica do fichamento é uma das mais populares entre os estudantes. Aqui, trata-se de organizar, com as próprias palavras, o conteúdo que deseja fixar. O fichamento nada mais é do que uma síntese que melhora a assimilação da matéria e reforça o aprendizado.

#2 Releitura

Reler é uma ótima forma de memorizar determinada disciplina ou tema estudado. Por mais conhecida que seja essa técnica, é importante sempre mantê-la como parte de uma rotina de estudos, principalmente após o fichamento. Uma dica é, em vez de reler todo o conteúdo necessário, fazer uma releitura apenas do fichamento – quantas vezes puder!

#3 Autoexplicação

Há quem fale da autoexplicação como uma forma de se imaginar no papel de um professor ou palestrante. O que você destacaria como mais importante? Como falaria a respeito do conteúdo, pensando inclusive em torna-lo mais interessante? A questão, aqui, é que você precisará falar para si mesmo. Pode ser na frente do espelho. Outra dica é gravar um áudio ou vídeo para se escutar falando.

#4 Testes

Ainda pensando nas técnicas mais populares, a realização de testes práticos é certamente uma delas. O ideal é buscar provas – os famosos “simulados” – que sejam o mais próximo possível do exame verdadeiro. Com os recursos online, fica mais fácil encontrar os conteúdos necessários. Mas, se não houver testes prontos sobre a matéria pretendida, você mesmo pode criar perguntas e respostas para responder depois, principalmente sobre o que mais gera dúvidas.

#5 Método EPL2R

A sigla EPL2R faz referência a algumas etapas que devem ser seguidas ao estudar: explorar; perguntar; ler; rememorar e passar. O método em si pode não ser tão disseminado, mas a técnica é simples (e muitas vezes é praticada quase que intuitivamente). Consiste no seguinte: o primeiro passo é estudar conforme todos os recursos disponíveis, sejam eles apostilas, videoaulas etc. Na sequência, deve-se fazer questionamentos sobre os assuntos e, em um próximo passo, enfim responder às perguntas elaboradas.

#6 Pomodoro

O método Pomodoro de gestão do tempo se baseia em tirar 25 minutos do dia para estudar sem pausas e, depois, descansar por 15 minutos. O ciclo deve ser seguido por duas horas. A técnica criada pelo italiano Francesco Cirillo tem como objetivo otimizar o tempo de estudos, facilitando a rotina de pessoas que têm uma tendência à procrastinação. Como, na prática, o método Pomodoro impulsiona a produtividade, a estratégia também pode ser utilizada no dia a dia de trabalho ou por qualquer pessoa que precise focar em determinada tarefa.

#7 Mapa mental

Mapa mental é uma técnica de organização e memorização de pensamentos lógicos e ideias que foi difundida pelo psicólogo inglês Tony Buzan. O modelo mais utilizado atualmente foi desenvolvido para potencializar a capacidade do cérebro de armazenar conhecimento e elaborar raciocínio lógico, por isso essa habilidade é muito utilizada por estudantes de todas as áreas e escolaridade. Neste post do Estudar Fora, a gente traz mais detalhes a respeito!

#8 Estudo mnemônico

A palavra “mnemônico” significa, na prática, algo “relativo à memória”. Para facilitar a memorização dos conteúdos, tal técnica de estudos se baseia em criar “macetes”, que podem ser frases, esquemas ou rimas engraçadas. Há quem utilize, ainda, a criação de paródias musicais para tornar mais simples e divertido um assunto que, por vezes, é difícil de assimilar.

#9 Flashcards

Indo direto ao ponto, um flashcard é um cartão que tem uma pergunta de um lado e a resposta em seu verso. Nessa estratégia de estudo ativo, os cartões devem ser colocados em uma caixa e retirados de maneira aleatória. É possível montá-los à mão, mas também há várias ferramentas online, incluindo um programa da Adobe para flashcards.

#10 Estudo intercalado

Muito recomendado por pedagogos, o método de estudo intercalado se baseia em ter contato com mais de uma disciplina ao mesmo tempo, de forma rotativa. Isso porque, segundo pesquisadores da área da educação, o foco do estudante começa a ficar prejudicado quando se concentra em um mesmo tema por muito tempo. Assim, distribuir diferentes matérias em uma mesma rotina de preparação no cronograma contribui para melhorar a assimilação dos conteúdos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados