InícioBolsas de EstudoInstituto canadense lança bolsas para curso de jornalismo literário

Instituto canadense lança bolsas para curso de jornalismo literário

Priscila Bellini - 15/01/2018
Comentários:

Profissionais de mídia interessados em longas reportagens, storytelling e jornalismo literário podem se candidatar à bolsa até 28 de fevereiro. O Banff Centre for Arts and Creativity, localizado na região de Alberta, oferece apoio financeiro integral aos selecionados, que embarcam para uma residência de um mês no Canadá.

Como funciona o programa de jornalismo literário

A descrição feita pelo centro canadense define a experiência como uma “residência”, em que os candidatos selecionados trabalham em seus manuscritos e reportagens.

O programa inclui, além do tempo para trabalhar em textos individuais, diversas consultas com professores do instituto e discussões abertas entre os participantes. O objetivo, com isso, é fortalecer as habilidades em reportagem, trabalhar novos formatos de storytelling e abordagens diferentes possíveis.

Leia mais: Brasileira conta como saiu do jornalismo para trabalhar com a educação pública

Em geral, os resultados transformam-se em textos publicados em jornais como The Globe and Mail, The Atlantic e veículos de comunicação do país de origem dos participantes.

Como se inscrever 

Para se candidatar à bolsa, é necessário preencher um formulário padrão, com dados gerais sobre experiência profissional e acadêmica. Também são exigidos documentos como currículo, projeto de reportagem e três textos escritos e já publicados pelo candidato (que não devem exceder, ao todo, 25 páginas), em veículos nacionais e internacionais.

Leia mais: “Seu objetivo é escrever uma redação que faça com que se apaixonem por você”

Ao iniciar o programa de jornalismo literário, o profissional já deve ter um esboço do texto e a apuração feita. Como resultado esperado, o Baff Centre exige produções que tenham de 5 a 7,5 mil palavras.

Quais os benefícios da bolsa

O apoio financeiro oferecido cobre todas as despesas do candidato. Entre elas, estão acomodação, alimentação, passagens aéreas e mesmo opções para frequentar academias locais.

Caso o jornalista cumpra com as exigências do programa, também recebe um valor extra de 2 mil dólares como prêmio.

Para saber mais detalhes sobre o programa de jornalismo literário, basta acessar o site oficial da iniciativa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados