InícioIntercâmbioPor que a Ilha de Malta é um ótimo destino para intercâmbio...

Por que a Ilha de Malta é um ótimo destino para intercâmbio de idiomas

Redação do Estudar Fora - 08/08/2023
Comentários:

O país Malta é uma ilha paradisíaca que fica localizada em pleno mar mediterrâneo. Além de ser uma linda região para visitar como turista, ela também é muito procurara por quem deseja estudar e aprender inglês. Entenda como funciona o intercâmbio na Ilha de Malta e como se preparar para estudar (e viajar) para essa bela região do planeta.

Ouça este texto:

Sobre a Ilha de Malta

A ilha mediterrânea ganhou destaque como destino para turismo e, também, para intercâmbio de idiomas. Isso porque, entre os idiomas oficiais do país está o inglês. Entre as paisagens, estão áreas verdes extensas e praias. Para quem deseja passar um período na ilha como estudante, é necessário solicitar o visto, que não permite trabalho part-time. Ter um emprego, ainda que com carga reduzida, exige outro tipo de visto.

Malta é um arquipélago que fica entre o sul da Itália (Sícilia) e o norte do continente Africano. Além de possuir uma história milenar surpreendente, já foi ocupado por diversos povos, tais como: os fenícios, árabes, gregos, romanos, espanhóis, franceses, italianos, e por último os britânicos, carregando por isso uma grande mistura de nacionalidades. A ilha, que é pequena, tem muito a oferecer – começando pela capital Valletta, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e será a cidade da cultura em 2018.

Dúvidas comuns sobre a ilha de Malta

Onde fica a ilha de Malta?

Malta é um arquipélago que fica na Europa, entre o sul da Itália (Sícilia) e o norte do continente Africano.

Qual é o idioma oficial de Malta?

O idioma Maltês é o idioma oficial e majoritário do país — e trata-se de uma língua que carrega influências do inglês, do árabe e do italiano. Contudo, o inglês é o idioma co-oficial da ilha de Malta, sendo mais falado entre estrangeiros que moram ou estão passando uma temporada por aqui, uma vez que Malta é um destino muito procurado por intercambistaCs.

Qual é a capital de Malta?

A capital de Malta é a cidade de Valeta, mas a cidade com maior número de habitantes é Birkirkara. Mesmo Birkirkara, no entanto, tem apenas cerca de 25 mil habitantes.

As pessoas falam inglês em Malta?

Sim! Os malteses têm um sotaque peculiar, pois é acompanhado dessa mescla entre o inglês, árabe, italiano e o próprio dialeto local. Não é um inglês difícil de se entender, justamente porque é um inglês claro e básico.

Como fazer intercâmbio para a ilha de Malta?

Muitos brasileiros utilizam agências de intercâmbio para intermediar a negociação e adquirir pacotes. Mas pode ser mais vantajoso fazer esse contato por conta própria, pois é uma forma de já ir treinando o inglês. Além disso, o intercâmbio independente é muito mais maduro e dá a oportunidade de o estudante se virar sozinho em qualquer tarefa internacional.

É preciso de visto para intercâmbio de inglês em Malta?

Para quem deseja passar um período na ilha como estudante, é necessário solicitar o visto, que não permite trabalho part-time. Ter um emprego, ainda que com carga reduzida, exige outro tipo de visto.

Leia também: Os 9 intercâmbios mais baratos das agências

As 4 coisas que ninguém te fala quando você está indo para intercâmbio na ilha de Malta

1 – O Listening não está em todo lugar

O idioma local, o Maltês, é o majoritário do país — e trata-se de uma língua que carrega influências do inglês, do árabe e do italiano. Contudo, o inglês é o idioma co-oficial da ilha de Malta, sendo mais falado entre estrangeiros que moram ou estão passando uma temporada por aqui, uma vez que Malta é um destino muito procurado por intercambistas. Mas não é porque o inglês também é uma língua ‘oficial’ de Malta que se ouve inglês 100% do tempo na ilha. Isso não é verdade!

Esclarecendo: a ilha recebe aproximadamente 1,5 milhão de visitantes por ano, mas nem todos os nativos (malteses) falam inglês no cotidiano. Com isso, o ‘listening’ do estudante pode ser prejudicado – pois nem sempre se escuta o inglês puro e correto.

Outro ponto que se deve levar em consideração é com relação aos meios de comunicação. Em Malta existem dois tipos de planos de TV: o pago, que é a cabo e pode ter de 10 a 50 canais disponíveis em inglês (normalmente com emissoras inglesas); ou o pacote de TV aberto, local, que é mais voltado para o público nativo (em destaque para os idosos ou não falantes de inglês). Por isso, se seu plano de TV for aberto todos os programas serão em maltês ou italiano.

2 – Há diversas opções de Reading na Ilha de Malta

Novamente, em Malta os jornais, revistas e livros são bem diversificados – é possível encontrar literatura em todos os idiomas, incluindo muitas obras em inglês. Os jornais locais gratuitos são em maltês, mas existem também em algumas regiões da ilha jornais gratuitos impressos na língua inglesa.

A minha sugestão é que os intercambistas frequentem as bibliotecas da ilha, pois Malta tem um acervo rico que vai desde a sua história antiga até estudos específicos.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Outra coisa que eu adorava fazer é comprar livros nos sebos, pois na ilha existem centenas de lojas, tendas e brechós que fazem um trabalho de caridade e vendem livros novos e usados a partir de €0,30. Neste sistema de ‘Charity Shop’, além de comprar produtos de segunda-mão, você ainda ajuda a contribuir na manutenção de alguma instituição de caridade na ilha – por sinal, existem inumeras, incluindo espaços de acolhida de refugiados.

E, para finalizar, a ilha de Malta tem diversas bibliotecas ambulantes. Ou seja, é possível ler um bom livro em um espaço bem harmonioso no meio de um parque, e claro: for free!

3 – O Writing depende de você

Em Malta, nas bancas de jornais, as revistinhas com caça-palavras e outros joguinhos tem um preço muito simbólico, e é muito engraçado voltarmos à moda antiga e escrever nas brochuras. Claro que apps como ‘Word with Friends’ e outros games são mais práticos. Porém, é fácil sair do foco uma vez que estamos com o celular e internet nas mãos.

Outra sugestão que eu deixo de prática do Writing é durante o primeiro contato do intercambista com Malta. Muitos brasileiros ainda utilizam agências de intercâmbio para intermediar a negociação e adquirir pacotes. Não que isto seja errado ou ruim; porém, pode ser mais vantajoso fazer esse contato por conta própria, pois é uma forma de já ir treinando o inglês.

O intercâmbio independente é muito mais maduro e dá a oportunidade de o estudante se virar sozinho em qualquer tarefa internacional. Não é preciso escrever tudo certo – afinal, Malta foi escolhida justamente como destino para estudar inglês. Por isso, utilize um tradutor online, o dicionário, escreva um esboço e peça para um amigo corrigir…  mas escreva!

4 – O Speaking na Ilha de Malta: aprenda a lidar com sotaques

Uma das perguntas mais frequentes dos futuros intercambistas em Malta é com relação aos sotaque dos malteses, então vamos esclarecer alguns pontos: Os malteses têm um sotaque peculiar, pois é acompanhado dessa mescla entre o inglês, árabe, italiano e o próprio dialeto local.

O que eu quero dizer com isso: quem já conversou com um britânico, estadunidense, australiano ou outra pessoa cuja língua nativa seja o inglês vai notar, pelo sotaque dos malteses, que o inglês é seu segundo idioma. Todavia, não é um inglês difícil de se entender, justamente porque é um inglês claro e básico. Embora conteúdos gramaticais sejam passados nas aulas, os malteses nem sempre usam phrasal-verbs, expressões idiomáticas e linguagem de rua ou gírias.

Resumindo: para o brasileiro perder o sotaque e sair do be-a-bá dos livros, é fundamental conversar bastante. E como fazer isso na ilha? Simples! Junte-se aos inúmeros grupos de encontros que têm foco na conversação e faça muita amizade com gringos.

Melhor ainda: na ilha de Malta exitem diversos bares com karaokê, onde os estudantes podem se reunir para cantar e treinar o listening, o reading, o speaking e, claro, o singing!

Por Daniela Bernardes, do Brasileiros em Malta

Leia também:
Quer conseguir experiência profissional fora do país? Encontre vagas neste site!
12 dicas para você estudar fora em tempos de crise econômica

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados