InícioBolsas de EstudoInstituto de pesquisa na Áustria seleciona estudantes para programa de verão

Instituto de pesquisa na Áustria seleciona estudantes para programa de verão

Marcela Marcos - 14/10/2019
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o 2020 Young Scientists Summer Program, que proporciona a estudantes de comunicação uma experiência de pesquisa no IIASA (International Institute for Applied Systems Analysis). Localizado na cidade de Laxemburgo, na Áustria, o instituto se dedica a pesquisas sobe mudanças complexas nas áreas ambiental, econômica e social ocorridas ao longo do século XXI. O prazo para se inscrever vai até 11 de janeiro.

O que inclui o programa de verão do IIASA

As concorridas bolsas serão concedidas pelo período de junho a agosto de 2019, cobrindo os custos do curso, das passagens aéreas e do seguro saúde, e oferece um auxílio-instalação para ajudar a arcar com o custo de vida durante a duração do programa.

Os participantes, durante sua pesquisa, ficarão sob supervisão direta de profissionais do IIASA. A ideia é que ao longo dos três meses de permanência no instituto eles produzam um paper, que depois pode ser expandido para um artigo, sobre a sua área de pesquisa.

Para isso, eles podem participar em até dois programas do instituto. A lista com os programas disponíveis pode ser vista aqui, juntamente com o nome dos responsáveis por cada um. O instituto recomenda que os interessados entrem em contato com os responsáveis para aumentar suas chances de participar no programa.

Como concorrer às bolsas

Para concorrer às bolsas do IIASA, é necessário estar cursando atualmente o doutorado (e de preferência estar a menos de dois anos de defender sua tese). O tema do doutorado do candidato deve ter a ver com as áreas de pesquisa do instituto, e o candidato deve ter o objetivo de avaliar a aplicabilidade do seu trabalho para a área de políticas públicas.

O auxílio é destinado a candidatos de qualquer parte do mundo, mas o IIASA dá prioridade a cidadãos ou residentes dos 23 países parceiros da iniciativa – e o Brasil está entre eles!

A inscrição às bolsas deve ser feita tanto no site do programa do IIASA quanto no site da CAPES. Ao longo da candidatura, será necessário apresentar documentos como CV atualizado, carta de motivação, duas cartas de recomendação, proposta de pesquisa e comprovante de matrícula no doutorado atual.

Os candidatos deverão enviar esses documentos até o dia 11 de janeiro.

Na foto: Sede do International Institute for Applied Systems Analysis, em Luxemburgo, na Áustria. Crédito: Wikimedia Commons

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados