Seção de speaking do IELTS: dar respostas completas é o segredo
Por Vivian Carrer Elias
Aplicado em 140 países, o IELTS é o exame de proficiência em inglês mais popular no mundo. Aceito por mais de 9.000 organizações, incluindo universidades, instituições governamentais e agências de emprego, é também utilizado para a emissão de vistos no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas fazem o teste, que avalia as habilidades dos candidatos em quatro áreas: listening, reading, writing e speaking.
Entenda como funciona a seção de reading
No IELTS, a seção de speaking é feita separadamente das outras três etapas, podendo acontecer ou não no mesmo dia que elas. Nesta parte da prova, o aluno permanece em uma sala com o examinador. A seção dura de 11 a 14 minutos e é dividida em 3 partes.
“Por ser uma etapa cara-a-cara com o examinador e não com um computador, como acontece com TOEFL, o aluno deve demonstrar boa habilidade de desenvolver o assunto, não dizer apenas ‘sim’ ou ‘não’; boa gramática e vocabulário; e boa atitude ao falar, com ótima pronúncia, ritmo e postura”, diz Mateo Chang, coach de preparação para estudos no exterior. “Muitos alunos têm dificuldade com os momentos de pausa na frase do avaliador e dizem muito ‘hum’, ‘aham’, por exemplo. Isso é ruim”, diz.
Divisão da seção de speaking
Parte 1: Introdução e entrevista (4-5 minutos)
Nessa parte inicial do teste, o examinador se apresenta e confere a sua identidade. Depois, fará perguntar gerais sobre temas familiares, como sua casa, trabalho e família.
Como conquistar uma boa nota nessa etapa?
Dê respostas completas, com justificativas e explicações, mesmo quando a pergunta for simples. Por exemplo: “Where are you from?”; “I am from São Paulo, the city with the largest population in Brazil and one of the main cities of South America”. Ou: “Do you like reading books?”; “I enjoy reading books because I believe it improves my writings kills”.
Exemplo de questões que podem ser feitas nesta etapa:
What kind of place is your home town?
What’s the most interesting part of your town?
What kind of jobs do the people in your town/village do?
Parte 2: Fala individual (3-4 minutos)
Você receberá um cartão que o orientará a falar sobre determinado assunto. O examinador lhe dará um minuto para se preparar e fazer anotações e dois minutos para falar. Depois disso, ele poderá fazer uma ou duas perguntas sobre o tema.
Como conquistar uma boa nota nessa etapa?
Em suas anotações, escreva palavras chaves sobre o que pretende falar dentro do assunto principal e comece dizendo ao examinador qual tópico você vai abordar. Dica: falar sobre experiências próprias tende a tornar a tarefa mais fácil.
Exemplo de enunciado e boa resposta:
Describe something you own which is very important to you.
Where you got it from? How long you have had it? What you use it for? Explain why it is important to you.
One of the most important things I have is my piano because I like playing the piano. I got it from my parents to my twelve birthday, so I have it for about nine years, and the reason why it is so important for me is that I can go into another world when I’m playing piano. (…) I can forget my problems and this is sometimes quite good for a few minutes. Or I can play to relax or just to relax and to think of something completely different.
Parte 3: Discussão (4-5 minutos)
Nessa fase, você e o examinador vão discutir algum tema relacionado à etapa anterior, mas de forma mais abrangente.
Como conquistar uma boa nota nessa etapa?
Responda o que o examinador perguntar, mas vá além: dê exemplos, justificativas e explicações. Utilize vocabulário de nível avançado ao expressar uma opinião ou conectar duas ideias.
Exemplo:
Examinador: We’ve been talking about things we own. In Switzerland, what kind of possessions do you think give status to people?
Candidato: The first thing which comes in my mind is the car. Yes, because lots of people like to have posh cars or expensive cars to show their status, their place in the society.
Os exemplos foram retirados do site do British Council.
Lembre-se:
1. As habilidades avaliadas na seção de speaking incluem fluência, vocabulário, gramática e pronúncia.
2. Se você não entender algo que o examinador falar, peça para ele repetir.
3. Abuse das palavras de transição, como “however”, “furthermore”, “moreover” e “besides”.
4. Dê respostas completas, com justificativas e exemplos. Não espere o examinador pedir por mais informações.
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