InícioPreparaçãoIdiomasIdiomas Sem Fronteiras abre inscrições para cursos gratuitos de alemão e japonês

Idiomas Sem Fronteiras abre inscrições para cursos gratuitos de alemão e japonês

Nathalia Bustamante - 28/04/2017
Comentários:

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira (27) as inscrições para cursos gratuitos de alemão e japonês. As inscrições devem ser feitas pela internet, nesta página, até as 12h do dia 8 de maio. Acesse aqui o edital para o curso de alemão e aqui o edital para o curso de japonês.

A quantidade de vagas ofertadas pelo Idiomas sem Fronteiras varia de acordo com a universidade, bem como os locais e horários dos encontros presenciais. Podem concorrer estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, professores e técnicos das universidades participantes. O resultado será divulgado no dia 11 de maio e as aulas terão início em 15 de maio.

O curso de alemão tem carga horária total de 32h. Serão ofertados os níveis A1.1 e A1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência em 12 instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para o curso de japonês, será ofertado o nível A1, também com carga horária total de 32h, em cinco instituições: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Esta matéria foi originalmente publicada por Ana Lourenço, no site Guia do Estudante

 

Leia também:
As pegadinhas que cinco idiomas pregam na língua portuguesa
Curso de idiomas em São Paulo tem refugiados como professores
Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados