//username of moderater
Fundação Estudar
InícioNotíciasEntenda por que a Holanda deve parar de recrutar estudantes internacionais

Entenda por que a Holanda deve parar de recrutar estudantes internacionais

Ana Moraes - 13/02/2023
Comentários:

Robbert Dijkgraaf, ministro da educação da Holanda, recentemente pediu em uma carta que universidades holandesas parassem de “recrutar ativamente” estudantes internacionais. O pedido foi feito atendendo a uma solicitação do parlamento.

O número de estudantes estrangeiros na Holanda vem aumentando há anos. No último, aponta o Statistics Netherlands, 115 mil estudantes do país vieram do exterior, mais de 11 mil a mais que no ano anterior. Cerca de 40% dos alunos universitários de primeiro ano não vêm da Holanda.

Por que a Holanda não quer mais estudantes internacionais?

De acordo com a carta de Dijkgraaf, há vários aspectos positivos no recebimento de estudantes internacionais. Os pontos negativos, no entanto, têm criado uma crise no país.

Leia também: Quer fazer mestrado na Europa? Veja 4 dicas essenciais para preparar sua candidatura

O principal deles é a falta de moradia —os alojamentos e residências estudantis estão lotados, e muitos estudantes não conseguem pagar os preços que os holandeses pagam em acomodações. Isso cria um cenário caótico que tem que ser gerido pelo governo.

“Além disso, a longo prazo, isso pode pressionar a sustentabilidade, acessibilidade e qualidade do sistema de ensino superior holandês”, escreve o ministro.

Ainda não se sabe exatamente como o pedido vai afetar os tradicionais programas de bolsas da Holanda, como o Orange Tulip, mas o ministro afirmou que é preciso tempo para que novos acordos sejam feitos.

Leia também: Comparando Destinos: Alemanha ou Holanda? (+ bônus: Bélgica!)

Vale lembrar que o pedido não é uma proibição —ou seja, as universidades ainda podem receber estudantes internacionais. Algumas, inclusive, estão com processos de bolsas abertos, mas é importante checar com a instituição se houve alguma alteração.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados