//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioAu Pair: conheça os prós e contras dessa modalidade de intercâmbio

Au Pair: conheça os prós e contras dessa modalidade de intercâmbio

Gustavo Sumares - 13/02/2023
Comentários:

O Au Pair é uma modalidade de intercâmbio na qual a pessoa viaja para trabalhar, a função do intercambista é cuidar dos filhos de uma família que mora no país de destino. É um tipo de mobilidade que gera bastante interesse porque permite ganhar dinheiro durante a viagem.

Entretanto, o intercâmbio Au Pair exige uma boa capacidade de adaptação e paciência. Afinal, a pessoa estará em outro país a trabalho e precisará adequar a própria rotina à rotina da família anfitriã, além de garantir que os próprios direitos trabalhistas sejam respeitados.

Au pair: o que é

Em essência, o intercâmbio au pair é um esquema no qual o intercambista vai morar na casa de uma família-anfitriã, a host family. Lá, recebe alojamento e alimentação, além de um salário para trabalhar para essa família quase sempre cuidando das crianças.

Leia também: 10 países em que é possível estudar de graça (ou quase)

Essa modalidade de intercâmbio é regulamentada em alguns destinos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há algumas regras que as famílias precisam seguir durante o trabalho do intercambista. Entre elas:

  • Trabalhar até 45 horas por semana e no máximo 10h por dia;
  • 1 dia e meio de folga por semana, no mínimo;
  • Seguro saúde com cobertura;
  • Acomodação em quarto individual;
  • Refeições diárias pagas pela família;
  • Duas semanas de férias remuneradas;
  • Um final de semana livre por mês.

Para falar sobre os prós e contras desse tipo de oportunidade, conversamos com a Mi Alves, que já está no seu quinto intercâmbio. Confira:

Como a Mi Alves aponta, uma das principais vantagens do Au Pair é o seu custo-benefício. Afinal, ele permite ficar até dois anos no país de destino, podendo estudar enquanto recebe um salário pelo seu trabalho. E como o intercambista mora na casa da família anfitriã, não precisa se preocupar com despesas como alimentação, moradia, etc.

Leia mais: Como fazer intercâmbio de graça (ou quase)

O que é necessário em um intercâmbio Au Pair

Por outro lado, isso também significa que você mora com os seus chefes. Isso exige bastante disciplina e uma capacidade de se adaptar à rotina da família e às situações que vão surgindo. E como o principal trabalho é cuidar de crianças, é essencial que o intercambista tenha uma afinidade com tarefas desse tipo.

Nesses casos, o intercambista pode contar com um amparo legal para o trabalho. É importante ficar atento a esse ponto na hora de escolher um país de destino para o intercâmbio Au Pair.

Em todos os casos, esse cenário de responsabilidade e envolvimento com uma família é um ambiente muito bom para aprender a língua do país de destino. Mas, como sempre, é importante que você tenha um objetivo claro ao considerar os eu intercâmbio de Au Pair, pois talvez haja intercâmbios que contemplem melhor o que você deseja.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados