InícioBolsas de EstudoGoverno argentino oferece bolsas integrais de doutorado

Governo argentino oferece bolsas integrais de doutorado

Gustavo Sumares - 14/07/2020
Comentários:

O Conicet, conselho nacional argentino de pesquisas científicas e técnicas, está com inscrições abertas para bolsas integrais de doutorado na Argentina em todas as áreas. São três modalidades com inscrições abertas: bolsas para conclusão de doutorado já iniciado, para realização integral do doutorado na Argentina, e para pesquisas de pós-doutorado. As inscrições vão até 31 de julho, 7 de agosto e 14 de agosto, respectivamente.

O valor das bolsas varia de acordo com o local de sua realização na Argentina, segundo este documento do Conicet. Mas ele fica entre cerca de 54.800 e 73.300 pesos (equivalentes a cerca de R$ 4.100 a R$ 5.500 na conversão atual). Sua duração, por sua vez, é de no máximo 24 meses para as bolsas de pós-doutorado e finalização de doutorado, ou de até 60 meses para as bolsas de doutorado integral. Em todos os casos, a previsão de início é 1 de abril de 2021.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas de doutorado, a pessoa deve estar perto de concluir seus estudos anteriores (que podem ser uma graduação ou mestrado), ou já tê-los concluídos. Também não é permitido que a pessoa já tenha recebido outras bolsas de doutorado.

Leia também: Doutorado sanduíche: o que é, e como conseguir uma bolsa

No caso das bolsas de pós-doutorado é preciso comprovar a conclusão do doutorado. Caso a tese ainda não tenha sido defendida, é possível enviar uma versão preliminar dela — mas nesse caso, será precido comprovar que ela foi defendida com sucesso para que as bolsas sejam concedidas. E para as bolsas de finalização do doutorado, a pessoa deve comprovar seu vínculo anterior com outra instituição de pesquisa.

Como concorrer às bolsas integrais de doutorado na Argentina

O primeiro passo é conseguir contato com um pesquisador de sua área em alguma instituição argentina. Essa pessoa ficará responsável por realizar uma série de procedimentos para indicar o candidato ao Conicet.

Uma vez que isso tenha sido feito, o candidato poderá se inscrever na plataforma do Conicet por meio deste link. Lá, é possível enviar os documentos necessários, como diploma, histórico acadêmico e proposta de tese de doutorado ou pesquisa pós-doutoral. Mais instruções para a candidatura podem ser vistas neste documento.

As inscrições devem ser feitas até 31 de julho para as bolsas de finalização de doutorado, 7 de agosto para as de doutorado integral, ou 14 de agosto para as de pós-doutorado. Em todos os casos, a previsão de divulgação dos resultados é janeiro de 2021, e de início das bolsas é 1 de abril de 2021.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados