InícioOutrosEm isolamento social, Harvard e MIT fazem "formaturas online"; veja como foi

Em isolamento social, Harvard e MIT fazem “formaturas online”; veja como foi

Gustavo Sumares - 03/06/2020
Comentários:

Diante da impossibilidade de realizar uma formatura tradicional para seus graduandos, as universidades Harvard e MIT realizaram na última semana suas primeiras “formaturas online”. Assim como nas formaturas tradicionais, os eventos virtuais tiveram discursos marcantes com mensagens inspiradoras de ex-alunos famosos.

Além de sua excelência acadêmica, outro ponto que destaca universidades como Harvard e MIT — instutições estadunidenses rankeadas entre as melhores do mundo — são suas cerimônias de formatura, sempre com convidados famosos e surpresas interessantes. Nesse aspecto, as formaturas online do Harvard e do MIT não deixaram nada a desejar.

As duas formaturas online, além disso, tiveram detalhes técnicos que fizeram com que elas fossem ainda mais inusitadas do que o comum. A seguir, saiba como foram as cerimônias do Harvard e do MIT:

Formatura online do MIT

Como não poderia deixar de ser, a formatura online do MIT foi marcada por um uso interessante da tecnologia para gerar experiências diferentes. Conforme relatado no site da universidade, ela começou com um número musical do conjunto de sopros do MIT — mas cada membro do conjunto gravou individualmente sua parte, de depois elas foram editadas para tocarem juntas.

Em seguida, teve início a cerimônia, que pode ser vista abaixo. Ela inclui alguns detalhes interessantes, como uma aparição da versão do MIT construída no Minecraft pelos estudantes da universidade e um convidado especial: o astronauta Chris Cassidy, que falou aos formandos diretamente da Estação Espacial Internacional (esse momento acontece aos 32’48 do vídeo):

Cassidy, que se formou no MIT há 20 anos, notou que não tinha ideia, na época, de que se tornaria astronauta. “A vida te levará a lugares que você nunca imaginou”, comentou, recomendando aos formandos que se mantivessem firmes com os valores básicos que o instituto de tecnologia lhes incutiu para enfrentar esses desafios.

Antes disso, outro momento notável da cerimônia foi outro número musical, chamado “Comusica”, concebido pelos professores Eran Egozy, Evan Ziporyn e Isaac Chuang. Para a peça, mais de 800 membros da comunidade do MIT gravaram a si mesmos cantando uma única nota musical. os compositores então arranjaram essas vozes para criar um retrato musical (e visual) da turma que estava se formando:

Ao fim da cerimônia, foram projetados na tela os nomes dos 3.512 formandos. E então a universidade liberou para eles o acesso a um aplicativo feito especialmente para a ocasião. No app, eles poderiam simular, em realidade virtual, a experiência de andar até o palco da formatura, cumprimentar o presidente da universidade e receber o diploma das mãos dele. “Em algum momento seguro no futuro, nós lhe daremos um desses [diplomas] — ao vivo — bem aqui no MIT”, concluiu o presidente.

Formatura online de Harvard

A formatura online de Harvard pode não ter tido as mesmas sofisticações técnicas que o evento do MIT. No entanto, ela contou com um discurso extremamente memorável do apresentador Conan O’Brien. O discurso pode ser visto abaixo:

O’Brien não deixou passar nenhuma oportunidade para fazer graça com o fato de que a formatura estava acontecendo virtualmente. Ele começou seu discurso com um vídeo dele se aproximando de camiseta, bermuda e chinelos do pódio (que ele montou no quintal da própria casa) e vestindo a bata que usaria para fazer o discurso. Seguiu com uma montagem de aplausos, salvas de canhão, jatos de água de navios do exército e até sobrevoo de jatos das Forças Armadas honrando o seu discurso.

Apesar das inúmeras piadas, o apresentador também deixou uma mensagem séria em seu discurso. “Vocês cresceram com tiroteios em massa e fechamentos de escolas. Horror [como esse] estava completamente ausente durante a minha infância”, comentou. “Vocês são exemplos notáveis para os meus filhos de como ser espertos corajosos e, sim, resilientes em um mundo assustador”, acrescentou.

Além disso, ele considerou que além do fato da cerimônia ser online, “hoje é um dia incomum porque, nessa formatura, vocês não dão início a nada”. “Vocês, e seus pares que enfrentaram provações únicas, sua geração, deram início a muito tempo, enquanto o resto de nós estava ocupado reclamando sobre o final de The Sopranos“, explicou. A cerimônia completa pode ser vista abaixo:

O ano sem formaturas

Além das pessoas que discursaram em suas formaturas, as turmas de Harvard e do MIT — e todas as turmas que se formam agora, de qualquer universidade — também tiveram outro convidado especial: Barack Obama.

O ex-presidente dos EUA gravou um vídeo dedicado a todas as turmas que estão se formando neste momento e que, portanto, não terão cerimônias presenciais. O discurso de formatura de Obama pode ser visto abaixo:

Leia também: Os melhores discursos de formatura para te inspirar

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados