InícioOutrosEstude nas melhores do mundo sem sair de casa

Estude nas melhores do mundo sem sair de casa

Giana Andonini - 23/07/2013
Comentários:

Você já imaginou participar de aulas de Harvard, Yale e Stanford ao mesmo tempo? Ou frequentar um curso no qual uma única aula teve mais de 180 mil alunos? Hoje isso é possível por meio dos MOOCs (Massive Open Online Courses).

Os MOOCs são cursos online e gratuitos, de nível universitário, que levam aulas das melhores universidades – antes assistidas apenas por um público seleto – para centenas de alunos no mundo todo. Um dos pioneiros nesse formato de ensino foi Massachusetts Institute of Technology (MIT), que lançou em 2002 o OpenCourseWare, oferecendo conteúdos via web com a excelência acadêmica do instituto, totalmente de graça. 

O Estudar Fora separou para você os principais portais especializados em MOOCs. Neles, você pode assistir a aulas de professores de Stanford, Harvard, MIT, Princeton, Columbia, Berkeley… e sentir (e aprender) como é estudar nas instituições de ensino que lideram os rankings universitários internacionais. Confira:

Coursera: a plataforma americana já soma 408 cursos online e de graça de diversas universidades renomadas. Cada curso dura em média de 4 a 12 semanas e o site tem mais de quatro milhões de alunos cadastrados, de 195 países diferentes. A aula mais popular do portal teve 180 mil alunos. Acesse AQUI.

Veduca: O Veduca é um portal brasileiro que, assim como o americano Coursera, disponibiliza virtualmente e de graça cursos de universidades de ponta, do Brasil e do exterior. USP, Yale, UCLA, Stanford, Princeton, MIT, Berkeley, Columbia e Harvard, por exemplo, estão na lista. Ao todo, o site reúne 17 universidades e 277 cursos até hoje. Se o seu inglês ainda não é fluente, o Veduca é o portal ideal para você, pois os vídeos possuem legendas em português. Acesse AQUI.

Que tal experimentar e assistir a uma aula de Astrofísica de Yale?

veduca

Youtube Edu: Esse é um canal do próprio Youtube voltado somente à educação. Dentro do canal existe uma seção específica para estudos universitários, com aulas de universidades como MIT, Harvard, Berkeley e Oxford e demais vídeos relacionados ao tema. Acesse AQUI.

edX:O edX é uma plataforma criada pelo MIT e por Harvard com o objetivo de levar o melhor do ensino superior para estudantes de todo o mundo. Os cursos incluem temáticas como Direito, História, Ciência, Engenharia, Negócios, Ciência da Computação e Saúde Pública. Acesse AQUI e conheça mais no vídeo abaixo:

Para começar

Se você pensa em Estudar Fora, uma dica para começar é o curso do MIT sobre as conversas que você pode ter no campus. Nesse curso do OpenCourseWare você vai aprender sobre temas como: O que é Raça? O que é Etnia? Como a comunicação e as relações entre homens e mulheres podem ser melhoradas? O que causa a segregação em nossa sociedade? Como esteriótipos são desenvolvidos e por que eles persistem? Esta é uma boa forma de conhecer como funciona uma aula em uma universidade no exterior, e ainda treinar o seu inglês.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados