Vai estudar nas férias? Veja 7 dicas para se organizar!

Pessoa escrevendo em um caderno com uma caneta azul, redação, writing, essay, estudar nas férias

Se você tem alguma prova em dezembro ou janeiro (como os exames padronizados ou certificados de inglês), ou apenas quer manter o ritmo entre os anos letivos, você precisa estudar nas férias. E fazer isso não é como estudar no resto do ano: é algo que exige ainda mais da sua disciplina.

Isso porque você não tem o compromisso das aulas regulares para te motivar. E ainda por cima, é bem provável que seus amigos já estejam no clima das férias, o que faz com que mais distrações apareçam no seu dia a dia.

Mesmo assim, é possível estudar nas férias e aproveitar bem esse período para por em dia matérias nas quais você ainda sente que precisa melhorar. E, a seguir, nós vamos dar algumas dicas para que você consiga fazer isso da melhor maneira possível. Confira:

Sete dicas para estudar nas férias:

1 – Faça um cronograma

No começo das férias, uma boa ideia é planejar de antemão tudo que você quer estudar. Se você tem uma prova em janeiro ou fevereiro, pense em quantas semanas você tem até lá, e divida seu estudo por semanas. Por exemplo: “na primeira semana, quero estudar física e química; na segunda, biologia”, etc.

Fazer isso te ajuda a manter seu objetivo final em vista, e te permite acompanhar o seu próprio desenvolvimento. Assim, você conseguirá saber se está adiantado ou atrasado com relação ao planejamento que fez no começo das férias. E se esse cronograma se revelar equivocado ao longo do tempo, não tenha medo de alterá-lo!

2 – Não exagere

Entre seus amigos te convidando para sair e o clima quente, você provavelmente vai ter dificuldade para manter, nas férias, o mesmo ritmo de estudos que mantém ao longo do período letivo regular. Não tem problema!

A não ser que você tenha alguma prova específica para a qual precisa estudar muito em pouco tempo, aproveite esse período para estudar num ritmo mais leve. De repente, você pode descobrir até que aprende melhor assim!

3 – Entre na rotina

O primeiro dia de estudo nas férias pode ser incrivelmente difícil. O segundo, no entanto, vai ser um pouco mais fácil, e o terceiro ainda mais. Conforme você conseguir criar uma rotina, vai perceber que fica cada vez mais simples cumprir os horários que você determinou para seus estudos.

Por isso, é mais importante estudar um pouquiho todos os dias do que pegar um único dia para “tirar o atraso” e passar dez horas seguidas estudando. Se você tem muita dificuldade, tente o seguinte: determine um mínimo de 5 minutos de estudos por dia, sempre no mesmo horário. Com o tempo, você vai ver que esse tempo vira 10, 15, 30 minutos e você nem percebe.

4 – Revise temas antigos

Estudar nas férias os temas com os quais você tem mais dificuldade é uma boa ideia. Mas também é importante garantir que você não esqueça as matérias que já domina. Reservar um tempinho para repassar essas matérias, portanto, é essencial.

Nesse caso, não se trata propriamente de aprender algo novo, mas apenas manter o conteúdo fresco na cabeça. É melhor descobrir na hora dos estudos que você não lembra daquele assunto tão bem quanto pensava do que descobrir isso na hora da prova.

5 – Continue se exercitando!

Aqui, estamos falando de exercícios físicos mesmo! Já há diversas comprovações de que a atividade física pode melhorar seu desempenho nos estudos, e isso é verdade para as férias também! Então se você já pratica algum tipo de exercício regularmente, continue a fazer isso nas férias para auxiliar seu desempenho acadêmico.

Isso também é importante porque é uma maneira de aproveitar as férias também. Você pode parar seus estudos por um tempo se seus amigos te chamarem para andar de bicicleta ou jogar futebol. Além de se distrair, você também estará se colocando em forma para estudar melhor.

6 – Varie os assuntos

Uma boa ideia para se manter interessado enquanto estudar nas férias é alternar entre diversos temas. Mesmo que você dedique um dia só para matemática, por exemplo, você pode estudar álgebra por uma hora, depois geometria por uma hora, e assim por diante.

Isso ajuda você a repassar mais temas em um período curto de tempo, e também garante que você sempre esteja vendo algo novo. Manter a concentração ao estudar nas férias pode ser desafiador, e o contato contínuo com novos assuntos é uma maneira de tornar esse estudo mais estimulante.

7 – Descanse bem!

Férias, afinal, são férias. E por mais que estudar seja importante, você dificilmente vai ter outra oportunidade melhor para descansar. Você pode estudar ao longo do ano todo, mas é só nas férias que você tem essa chance de repor as energias. Por isso, não tenha medo de relaxar um pouco.

Isso também pode ajudar no seu desempenho. É melhor chegar descansado ao próximo semestre (ou àquela prova para a qual você está estudando), mesmo que isso signifique passar por cima de alguns temas de estudo, do que ler tudo de qualquer maneira e chegar lá exausto. Por isso, não desperdice essa oportunidade de descansar. Suas notas vão te agradecer!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: