Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

05.02.16

4 hábitos que ajudam a manter o foco ao estudar inglês

4 hábitos que ajudam a manter o foco ao estudar inglês

Professora de idioma ensina métodos simples que vão ajudá-lo a melhorar sua atenção e tornar seu estudo muito mais eficiente. Confira!

Escrito por Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto
Editado por Claudia Gasparini, de Exame.com 

O famoso psicólogo norte-americano Daniel Goleman diz que “a atenção funciona como um músculo: pouco utilizada, ela definha; bem utilizada, ela melhora e se expande”. A atenção é a habilidade de selecionar e focalizar uma coisa, ideia ou tarefa – como o estudo do inglês, por exemplo – enquanto filtramos o que se passa ao nosso redor.

5 cursos online e gratuitos para aperfeiçoar o inglês em 2016

Mas como ganhar mais poder de concentração e, assim, otimizar o seu rendimento nos estudos? Antes, é preciso entender os vários tipos de atenção:

1. Atenção concentrada: a habilidade de se concentrar em um estímulo, enquanto excluímos outras coisas à nossa volta.

2. Atenção sustentada: representa a habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva, ou seja, permite manter o foco em uma tarefa por um período de tempo contínuo e sem se distrair.

3. Atenção seletiva: quando conseguimos “selecionar” no que prestar atenção. Ela se refere ao ato consciente de se concentrar e evitar distrações de estímulos tanto externos (barulhos) quanto internos (pensamentos desnecessários).

4. Atenção alternada: quando mudamos o foco da atenção ou alternamos entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão.

A questão é que a vida corrida, cheia de distrações internas e externas, estímulos, informações e estresse, faz com que tenhamos fadiga cerebral e, consequentemente, dificuldades para manter a atenção.

A falta de reflexão restringe nossa visão e torna nossas mentes cada vez mais estreitas.

Você já pensou sobre quantas vezes você checa seus e-mails durante as aulas de inglês? Ou quantas vezes você checa sua timeline no Facebook ou outra rede social? Quantas vezes verifica se há mensagens no Whatsapp? Precisaria de tudo isso mesmo?

Como diria o Mestre Yoda, de Guerra nas Estrelas, “ O seu foco é sua realidade”.

Veja a seguir 4 hábitos simples que ajudam – e muito – a melhorar a sua atenção:

1. Meditar
Não é nem pensar nem não pensar, e também não é controlar a mente. É conhecê-la para usá-la melhor. É perceber com mais clareza o que nos cerca. Quando mudamos um pouco o olhar sobre as coisas, fazemos uma revolução.

2. Caminhar ou apreciar a natureza
Esse passeio pode ser em um parque arborizado, campo, floresta ou praia. O ambiente urbano, com muitos prédios, asfalto, trânsito e barulho não favorecem o bom funcionamento dos tipos de atenção de que precisamos.

3. Descansar
O repouso torna o cérebro mais saudável. Dormir tem um papel crucial no processo de retenção de informações, na formação de novas memórias. Para funcionar bem, nosso cérebro precisa de várias horas de descanso e sono.

4. Treinar a sua atenção
Como qualquer outra habilidade cognitiva, a atenção melhora com a prática. Existem vários aplicativos que podem ajudar com isso, como o Elevate Brain Trainer. Nele, você responde a um questionário para definir quais competências deseja incrementar: writing, listening, speaking, reading ou math. Depois de aplicar um teste inicial e verificar o desempenho do usuário, o aplicativo cria um programa de treino customizado. Com a versão gratuita, recebemos três desafios diários.

Este texto foi originalmente publicado na Exame.com

Leia também:
5 cursos online e gratuitos para aperfeiçoar o inglês em 2016
Como ter fluência em inglês estudando (só) pela internet

Quanto tempo de estudo é preciso para ser fluente em inglês?

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas