O Ministério de Relações Exteriores da Romênia abriu inscrições para o programa de bolsas no país. Até dia 30 de abril, candidatos interessados em estudar na Romênia podem se inscrever para programas de graduação, mestrado e doutorado.
A iniciativa oferecerá um total de 85 bolsas para áreas de estudo específicas: arquitetura, artes visuais, cultura e civilização romena, jornalismo, ciência política e administração, educação, ciências sociais e humanas, tecnologia, engenharia de petróleo e gás, agricultura, e medicina veterinária.
Quais os benefícios do programa
O programa garante aos bolsistas a isenção de taxas acadêmicas e da anuidade, bem como acomodação durante o período de estudos.
Além disso, há um auxílio mensal para cada estudante, de acordo com o nível de formação. Para cursos de graduação, o valor é de 65 euros, enquanto que, para mestrado, chega a 75 euros. Já o nível de PhD dá direito a um auxílio mensal de 85 euros. Despesas de transporte local, bem como passagens aéreas, e despesas adicionais ficam a cargo do aluno.
Para saber detalhes sobre as bolsas para estudar na Romênia, basta acessar o site do programa.
Como funciona o programa de bolsas para estudar na Romênia
O governo do país aceita estudantes de três níveis educacionais: graduação, mestrado e doutorado. Todos os cursos iniciam as aulas em 1 de outubro.
No caso da graduação, a formação dura de três a seis anos de acordo com a área de conhecimento e é chamada de “licenta”. Já o mestrado, o segundo ciclo elegível à bolsa, tem duração de um ano e meio a dois anos. O doutorado, por sua vez, dura de três a quatro anos.
Leia mais: Tudo que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudo
Vale lembrar que, como uma das intenções do programa de bolsas é divulgar o país e sua cultura, os interessados em estudar na Romênia precisam estudar o idioma local por um ano.
Como se candidatar
Para se inscrever à bolsa de estudos, é necessário enviar uma série de documentos, que devem ser traduzidos para inglês, francês ou romeno. O candidato deve preencher dois formulários oficiais, ligados ao Ministério de Relações Exteriores e ao Ministério da Educação e da Pesquisa Científica, ambos do governo romeno.
Leia mais: Entenda os termos relacionados à candidatura para universidades fora
Nesses formulários, o candidato deve detalhar seu histórico acadêmico e profissional, bem como descrever suas motivações e interesses em estudar na Romênia. No caso de programas de mestrado e doutorado, já é preciso esboçar um projeto de pesquisa.
Deve-se ainda enviar uma cópia de diplomas anteriores obtidos, da certidão de nascimento e do passaporte do estudante. Também é exigido o currículo do candidato. Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser vistas neste documento. As inscrições vão até 30 de abril!
Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!