InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosComo é estudar na Alemanha em uma das cidades mais cosmopolitas do...

Como é estudar na Alemanha em uma das cidades mais cosmopolitas do mundo

Mariane Roccelo - 09/02/2022
Comentários:

A Alemanha tem 2 cidades eleitas entre as 5 melhores do mundo para estudantes morarem. Munique, localizada ao sul do país, ocupa a 2ª posição, já Berlim, que fica ao norte, está em 5° lugar. Entre os principais fatores que as tornam ambientes tão favoráveis para quem estuda estão a perspectiva de conseguir trabalho, os custos da educação e de moradia, o acesso à cultura e a diversidade da população. Os dados são do ranking QS de melhores cidades do mundo para alunos. 

“Após me mudar para Berlim, percebi que é uma cidade cosmopolita, acolhedora e que, além disso, é viva e em constante transformação”, conta João Vitor Silva Fonseca, estudante do programa de Mestrado Executivo em Administração Pública da Hertie School. Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Direito pela PUC Minas, ele afirma que poder morar em “um dos corações pulsantes do mundo” e poder “participar e sentir esse processo, como estudante, é uma honra”. 

Estudar no coração da Alemanha

Fundada em 2003 pela Fundação Hertie, a Hertie School é uma instituição privada e sem fins lucrativos que oferece programas de pós-graduação com foco em profissionais de políticas públicas. 

Poder estudar na instituição foi um dos pontos que mais pesaram para João na hora de escolher onde faria a pós-graduação fora do Brasil. “A Hertie School sempre foi para mim referência em excelência acadêmica e um sonho, como administrador público, de poder pertencer a esta rede de líderes globais no campo governamental”.

Leia também: Brasileira conta como mestrado na Alemanha impacta o trabalho no setor público

De acordo com o estudante, desde o momento em que começou a planejar o mestrado internacional ele teve interesse em ir para a Alemanha, “principal locomotiva econômica da Europa”. “Eu tinha o interesse de aprender sobre sua cultura e modo de pensar de seu povo”, conta. 

O país é, atualmente, a 4ª maior economia do mundo e uma referência internacional quando o assunto é tecnologia e inovação. Ele abriga algumas das maiores empresas do mundo que mantêm altos investimentos em P & D, como a Siemens, a Bosch e a Bayer. Para João, “viver em um lugar onde novas tecnologias e soluções surgem constantemente, é um aprendizado diário”.

Uma cidade cosmopolita

Sobre Berlim, João conta que “é uma das raras cidades que representam diversos países dentro dela”. De acordo com dados do QS Top Universities, cerca de 20% dos estudantes da cidade são internacionais. Além disso, o custo de vida por lá é abaixo da média quando comparado com cidades parecidas, e fica em torno de 900 Euros por mês.

“Cosmopolita, a capital alemã consegue reunir em um só lugar diversas culturas e os mais variados povos, isso reflete no seu encanto como cidade”, conta João. Ao falar sobre como está a estadia na cidade, ele elogia a ampla variedade de museus, vida cultural e atividades sociais. “Berlim é aquele lugar que só é preciso morar para tentar conhecer todos os passeios que ela oferece”.

Saber inglês é suficiente

Antes de mudar para a Alemanha, João conta que acreditava que a adaptação no novo país seria difícil. “Imaginava que devido à língua (não falo alemão), ao frio do inverno e até mesmo da personalidade mais fechada do seu povo, seria difícil me acostumar com a mudança”. Entretanto, o forte cosmopolitismo faz com que a cidade seja muito aberta e simpática aos estrangeiros. 

Leia também: Hertie School, uma escola de políticas públicas com enfoque contemporâneo

Além disso, o estudante explica que o inglês é bastante utilizado no dia a dia pela cidade. Sobre não saber falar alemão, ele afirma que consegue se “virar tranquilamente”. Os programas de pós-graduação da Hertie, estruturados a partir da ideia de ensino internacional, são oferecidos em inglês. O fato de as aulas serem em inglês torna o programa mais acessível para brasileiros. 

Sobre a Hertie School

Com sede em Berlim, a Hertie School oferece três programas de mestrado: o Mestrado em Políticas Públicas (Master of Public Policy ou MPP); o Mestrado Executivo em Administração Pública (Executive Master of Public Administration ou EMPA); e o Mestrado em Relações Internacionais (Master of International Affairs  ou MIA); e o Mestrado em Ciência de Dados para Políticas Públicas (Master of Data Science for Public Policy ou MDS)  A escola também conta com um laboratório de ciência de dados e  5 centros de pesquisa avançada em sustentabilidade, direitos humanos, segurança internacional, governança digital e estudos europeus. Conheça mais sobre a Hertie no link (disponível aqui).  

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados