InícioColunistasEngenharia da Imaginação? Sim, este curso existe e pode ser para você

Engenharia da Imaginação? Sim, este curso existe e pode ser para você

Colunista do Estudar Fora - 06/03/2017
Comentários:

Por Itamar Olimpio

Sempre tive o sonho de me tornar um profissional diferenciado, que se destacasse da média. Quando terminei a graduação em Marketing aqui no Brasil decidi me mudar para a Europa, para aprimorar meus conhecimentos na área. O que eu não sabia era que esta experiência me daria a segurança e o conhecimento para abrir a minha própria empresa no Brasil, quando voltei, 9 anos depois.

O mestrado que escolhi foi o Imagineering na Universidade Holandesa NHTV Breda. Este mestrado, que possui um nome tanto quanto curioso, Engenharia da Imaginação, é um curso de inovação de negócios baseado nas metodologias mais atuais da Psicologia Social, Antropologia, Administração de empresas e Design.

Eu procurava um curso inovador, diferente, eu não queria estudar mais do mesmo, então quando descobri esse mestrado de Inovação, me interessei muito. Onde no mundo você pode estudar para ser um Engenheiro da Imaginação? Lá eu pude!

O que é Engenharia da Imaginação?

As aulas eram todas em inglês, e ministradas numa sala de aula onde todos sentam em roda. Na minha sala tinham alunos de 13 países diferentes, como México, Alemanha, Irã, Indonésia e Bélgica.

As aulas seguiam a forma principal de estudo na Holanda: aprender fazendo. O curso era multidisciplinar e abordava teorias de diversas áreas como Marketing, Design, Administração, Antropologia, Psicologia, etc. Essa experiência me ajudou a ter habilidades para trabalhar com pessoas de qualquer país e em projetos de diversas áreas.

A Holanda possui dois tipos de universidades: as universidades acadêmicas-científicas, e as universidades de ciências aplicadas. A NHTV Breda está na categoria de universidade de ciências aplicadas. Desta forma, possui diversas parceria com empresas e industrias, que compartilham desafios reais do seu dia-a-dia para serem solucionados pelos alunos. Hilton, KLM, Disney, Sony, Playstation são algumas das parcerias que a NHTV Breda possui.

Eu tive a oportunidade de estudar um case da Nike durante o curso, isso foi demais! A experiência de estudar um mestrado de inovação de negócios numa universidade de ciências aplicadas, mudou para sempre a minha forma de trabalho.

Depois do Mestrado

Depois que o mestrado terminou, estendi meu seu visto e fiquei mais 1 ano na Holanda, trabalhando como gerente de marketing para a segunda maior empresa de Games do mundo.

Quando você estuda na Holanda, o Governo incentiva que você fique por mais 1 ano para trabalhar e contribuir com o país. É muito diferente do Brasil. Lá as pessoas trabalham menos e produzem muito mais. Se você fica trabalhando fora do seu horário, o seu chefe vai questionar se alguma coisa está errada. Ficar depois do expediente no escritório não é uma prática muito positiva na Holanda.

De volta ao Brasil, retomei o contato com uma brasileira que também havia estudado na NHTV Breda e assim fundamos uma consultoria de inovação baseada nas metodologias que aprendemos na Europa. Eu não tinha pensado em ser empreendedor, mas depois de algum tempo tentando me encaixar no mercado de trabalho Brasileiro, percebi que minha experiência na Holanda havia me transformado completamente, e que o mercado estava obsoleto.

Observei isso como oportunidade, decidi que era tempo de arregaçar as mangas e ajudar o Brasil a se tornar um país mais inovador.

 

Itamar OlímpioSobre Itamar Olimpio

Itamar é ex-aluno de Imagineering (Engenharia da Imaginação) na NHTV Breda, na Holanda. Em 2014 voltou para o Brasil e fundou a co-viva, uma consultoria de inovação, baseada nos estudos do seu mestrado. Seu maior sonho é ajudar mais empresas brasileiras a crescerem e inovarem e contribuir com a economia e o desenvolvimento do país.

 

Leia também:
4 cursos “fora da caixa” contemplados por bolsas da Fundação Carolina
Conheça a “Saxônia do Silício” – pólo de tecnologia e inovação na Alemanha
Quer estudar Inovação? Confira as melhores escolas e as grandes tendências

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados