//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoEm site, alunos avaliam universidades

Em site, alunos avaliam universidades

Giana Andonini - 07/02/2014
Comentários:

Observar a posição de universidades em rankings internacionais, como os das publicações britânicas Times Higher Education (THE) e Quacquarelli Symonds (QS), é uma forma eficaz de obter informações sobre cada instituição. No entanto, para saber como é o clima e a vida social no campus e o relacionamento dos estudantes entre si e com os professores nada melhor do que questionar quem frequenta a universidade todos os dias, não é mesmo? Ou seja, os próprios alunos.

É isso o que faz o site Students Review (somente em inglês), que permite aos universitários opinar sobre diversos aspectos de sua instituição, como qualidade da educação oferecida, inovação, atividades extracurriculares e até “estética” do campus e sensação de segurança no local. 

Criado em 2000 pelo engenheiro elétrico Beracah Yankama, já contabiliza mais de 131.000 resenhas de 3.350 universidades. Veja a seguir algumas avaliações publicadas no site:

Universidade Stanford

“Eu amo Stanford, mas admito que é um grande desafio estudar aqui. É tanto trabalho que acabo não tendo muito tempo livre para sair com os amigos. Mas vale a pena: a faculdade, as pessoas e o clima são incríveis.”

“Eu amo os alunos e professores de Stanford porque eles não são arrogantes, mesmo a maioria já tendo um legado. Todo mundo que conheci é gentil e humilde.”

“A competição entre os alunos é horrível. Você vive constantemente preocupado em qual será o ‘próximo passo’. Essa atmosfera competitiva não é saudável.”

Universidade Harvard

“O ambiente acadêmico é extremamente estimulante e progressista. Os alunos vem de vários lugares do mundo e são os melhores dentre os melhores. Você terá que trabalhar duro? Sim, e ninguém vai segurar na sua mão. Mas se você tiver autodeterminação e responsabilidade, acredito que se dará bem. Uma dica: fique amigo de seus professores e ‘explore’ ao máximo o cérebro deles.”

“A minha empolgação com Harvard foi destruída pelos próprios alunos após dois meses de aulas. As pessoas, em geral, são muito ricas e arrogantes. Por ser um estudante negro e de origem pobre, já sofri preconceito.”
 
Universidade Yale

“Os colegas são muito mais colaborativos do que eu imaginava. Eles estão sempre dispostos a compartilhar suas anotações e a estudar em grupos para as provas.”

Faculdade Dartmouth

“Dartmouth é incrível. Já fiz cursos em diferentes departamentos e posso dizer que todos os professores estão lá por um único motivo: você. Eles amam ensinar e são muito dedicados, estão sempre prontos a tirar dúvidas e a dar conselhos. Alguns chegam a responder e-mails de madrugada nos dias que antecedem os exames.”

Atenção!

É importante lembrar que, como as postagens são abertas, não há garantia de que o conteúdo tenha sido realmente produzido por alunos das instituições. De qualquer forma, o site traz muita informação curiosa e que não será encontrada em nenhum ranking internacional. Antes de escolher em quais universidades pleitear uma vaga, não custa nada dar uma conferida no Students Review.

As 10 universidades ou faculdades com mais avaliações no site:

1. Pensacola Christian College
2. Bob Jones University
3. University of Michigan
4. New York University
5. Rochester Institute of Technology
6. Boston University
7. University of Houston
8. Georgia Institute of Technology
9. George Washington University
10. Pennsylvania State University

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados