//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoIdiomas4 dicas de estudantes sobre como treinar o inglês para conseguir estudar...

4 dicas de estudantes sobre como treinar o inglês para conseguir estudar fora

Mariane Roccelo - 12/07/2022
Comentários:

Durante uma conversa sobre aperfeiçoar as habilidades de inglês para os estudos, jovens que participaram do Preparatório para Graduação do Estudar Fora listaram alguns dos melhores recursos para adquirir fluência e autoconfiança com o idioma. Os estudantes contaram quais recursos, sites e técnicas de estudos foram mais eficazes e importantes na hora de desenvolver definitivamente a fluência.

Caso você esteja escolhendo qual idioma estudar, acesse nossas páginas com dicas para outras línguas:

9 dicas para estudar idiomas em casa
Como aprender inglês online e de graça;
Como aprender idiomas de graça com o Duolingo
Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência;
Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência;
Os melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça.

EnglishClass101

O EnglishClass 101 oferece uma versão gratuita que oferece uma variedade de recursos para quem está estudando inglês. A plataforma oferece serviços diários para todos os níveis de estudantes, além de dicas de como se expressar melhor e lições online.

Entre os recursos disponíveis, há testes de nivelamento, palavras do dia, notas e lições em PDF, ferramentas de aprendizagem de vocabulário e flashcards de repetição espaçada, além de mais de 2.600 lições de áudio e vídeo. Acesse o englishclass101 através do link (disponível aqui).

Painel inicial do englishclass101
Entrada de perfil do englishclass101.

Khan Academy

A plataforma de ensino gratuito Khan Academy oferece um curso de treinamento para os testes SAT, utilizados durante os processos seletivos para universidades dos Estados Unidos e Canadá. Aberto para qualquer pessoa, estudantes que n
querem ou não prestar o exame podem utilizar os recursos para treinar o inglês.

Entre os exercícios práticos oferecidos, estão testes de leitura e escrita e quizzes. A plataforma também permite montar um cronograma de prática e resoluções de questões. Para acessar a plataforma, basta acessar o link (disponível aqui) e se inscrever na Khan Academy gratuitamente.

Painel da Khan Academy para o SAT

Técnica de repetição espaçada

A técnica de repetição espaçada é uma mistura de revisão e memorização e foi destacada por diversos estudantes. Ela trabalha a partir de uma teoria chamada curva do esquecimento, que considera que esquecemos cerca de 80% do conhecimento adquirido após um mês sem revê-lo. Assim, com o uso de flashcards, aqueles cartõezinhos com anotações, os estudantes revisam semanalmente os conteúdos que devem ser memorizados.

A ideia desses flashcards é escrever, de um lado do papel, a palavra ou frase no idioma estudado, e do outro a tradução. Há diversos aplicativos que oferecem formas práticas de organização desses cartões, como o Lexilize Flashcards e o Anki. “Eu aprendi estudando textos e vídeos e colocava as frases e palavras que não conhecia no Anki que é um app de repetição espaçada”, conta Giovana.

Aprender com filmes, música e vídeos em inglês

A utilização de conteúdos culturais foi quase unanimidade entre os estudantes. A parte boa desse recurso é poder se entreter e, ao mesmo tempo, aprender gramática, vocabulário, escuta e pronúncia.

“Eu ouvia muita música em inglês e via as traduções, assistia as séries em português e depois que gravava as falas e tudo mais, as revia em inglês”, conta a estudante Isabella. Depois de utilizar o recurso para praticar a pronúncia e audição, ela explica que começou a ver jornais americanos, ler notícias em inglês para entender a escrita. “Fui aprofundando na leitura e montando um ‘glossário’ com as palavras que tinha dúvida”.

Leia também: 7 museus online que você pode visitar de casa

O estudante Gabriel conta que, por gostar muito de música, utilizava canções para ganhar vocabulário “e acabava pesquisando as traduções por real interesse” e sem ser por obrigação. “Depois comecei a assistir vídeos sobre assuntos que gostava com legenda em inglês, e com um inglês muito bem falado,com a pronúncia muito boa e entendível”. Além disso, o ele conta que a fala foi desenvolvida em grande parte falando sozinho em casa. “Eu falo e penso muito sozinho desde sempre, então comecei a tentar falar e pensar em inglês nessas situações”.

Para fechar, a estudante Duda Formoso deu duas dicas de canais do Youtube que são bons para treinar: os EngVid: Learn English (disponível aqui) e o Small Advantages (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Escrito por Mariane Roccelo. Entre em contato com Estudar Fora pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados