InícioColunistasDicas para escrever sobre a pandemia na sua candidatura para estudar fora

Dicas para escrever sobre a pandemia na sua candidatura para estudar fora

Ana Virgínia Kesselring - 24/11/2020
Comentários:

Você tem algo importante a dizer sobre o impacto que o COVID-19 teve na sua vida? A pandemia do COVID-19 realmente teve um impacto grande na vida de muitos alunos, e o Common App teve a iniciativa de promover um espaço para que os alunos pudessem falar sobre este impacto e compartilhar com as universidades de que forma foram impactados, seja este impacto financeiro, acadêmico ou mesmo pessoal.

Sendo assim, os alunos poderão usar o restante do application para falar sobre seus interesses e perspectivas que vão além do COVID-19. Esta a seguir é a “pergunta” ou “prompt” que os alunos encontrarão no Common App. Ela é opcional e não obrigatória e deverá conter no máximo 250 palavras.

A pergunta

“Community disruptions such as COVID-19 and natural disasters can have deep and long lasting impacts. If you need it, this space is yours to describe those impacts. Colleges care about the effects on your health and well-being, safety, family circumstances, future plans, and education, including access to reliable technology and quiet study spaces.

  • Do you wish to share anything on this topic? Y/N
  • Please use this space to describe how these events have impacted you.”

O aluno poderá explicar com detalhes se teve uma perda na família com a doença, se foi impactado financeiramente de alguma forma, tendo que se mudar, ou com a perda de emprego de alguém da família ou mesmo mudanças no cotidiano que de certa forma o impactaram.

Além disso, a sua própria escola pode ter feito mudanças nas notas, metodologia, formas de avaliação, calendário, entre outras. Se estas mudanças não foram reportadas no “School Profile” de sua escola, elas podem ser relacionadas aqui também e você pode descrever como estas mudanças te impactaram. E só para lembrar que todos foram impactados por cancelamentos de SAT ou ACT e também tiveram suas rotinas de aulas transferidas para plataformas online e você não precisa utilizar deste espaço para falar destas questões.

Esta pergunta não modificará o que a pergunta extra de “Additional Information” solicita. A escola terá também um espaço para apresentar as mudanças relacionadas aos tópicos acima no próprio “School Profile”.

Segundo Sanjay K. Mitchell, Director of College & Alumni Programs, Thurgood Marshall Academy (DC), a inclusão da “COVID-19 question” dará oportunidade para os alunos descreverem seus desafios e triunfos conquistados.

Alguns alunos foram impactados de forma negativa e outros, apesar de também terem sentido o impacto negativo como o cancelamento de aulas, stress por não estar em contato com pessoas queridas, vivenciaram algo novo e puderam aprender algo diferente, começaram um novo projeto ou mesmo levantaram fundos para ajudar instituições ou pessoas carentes. Sua vida mudou de alguma forma? Você resolveu seguir um caminho diferente e se aventurou em escolher uma nova carreira?

Se você se encaixa em alguma destas situações, escrever sobre o prompt opcional do COVID-19 pode ser uma ótima ideia! Lembre-se que seu tom emocional, sempre muito importante ao escrever em inglês, deve ser solidário. Escrever sobre os churrascos e festas que você perdeu e o encontro na praia com os amigos não é nada interessante aos “admissions officers”!

Principais dicas para escrever sobre esse tema

  1. Escreva com detalhes e não se envergonhe do que passou. Exponha o seu problema de forma sincera.
  2. O sentimento é seu, por isso abra seu coração. Estar preso dentro de um apartamento pequeno, ter uma internet devagar e mudanças na rotina podem ter afetado a sua performance de maneira considerável.
  3. Alguém veio morar com você? Como isso afetou a sua vida? Compartilhe essa experiência.
  4. Alguém ficou doente? Um amigo, alguém da família? Como isso te impactou? Você deixou de ver sua avó ou seu avô querido? Fale sobre isso em detalhes.
  5. Você ajudou uma comunidade inteira a ultrapassar alguns obstáculos? Organizou doações? Em dinheiro, em produtos? Como foi a entrega destes recursos? Como conseguiu? Quem ajudou? Quem teve a ideia?

Apesar do espaço ser pequeno, tente encontrar um vocabulário a altura para mensurar este impacto. Encontre verbos e adjetivos que realmente descrevam o quanto importante este impacto aconteceu na sua vida.

Para concluir: Devo escrever sobre o COVID-19 em meu “Personal Statement”? Não. O espaço para este tema especial você encontra tanto nesta pergunta opcional que descrevemos acima como também no “additional information”.

Utilize o espaço do “Personal Statement” para contar como foi sua vida até antes desta pandemia. Tente elaborar algo que possa contar como você lapidou seu conhecimento até então e quais eram seus interesses e maiores motivações de vida que o levaram a chegar até o dia de hoje. Com certeza, eles te ajudaram neste momento difícil que vivemos hoje e também a enxergar uma luz no final do túnel e continuar a sonhar sobre estudar fora!

Crie e elabore um “personal statement” que reflita quem você é e não o que a pandemia tentou fazer de você!

Sobre a autora

Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas especializada em preparar estudantes para o TOEFL, o SAT, o GRE e o TOIEC.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados