Conheça a University of British Columbia (UBC), uma das mais tradicionais do Canadá

Biblioteca da University of British columbia UBC campus Vancouver

A instituição canadense foi criada em 1908, ainda sob o nome de McGill University College of British Columbia. Em 1915, virou a UBC, a Universidade da Columbia Britânica, a principal da província de mesmo nome. Ao longo dos anos, recebeu alunos de destaque, incluindo o primeiro-ministro Justin Trudeau e a política Kim Campbell, que também ocupou o cargo.

A boa fama da UBC foi construída com grandes investimentos em pesquisa e boa qualidade de ensino. Para ter uma ideia, o orçamento anual da universidade para pesquisa ultrapassa os 660 milhões de dólares — dinheiro que impulsiona mais de 9.500 mil projetos a cada ano. Desde sua fundação, a instituição recebeu mais de 325 mil alunos.

Os dois campi principais situam-se nas proximidades das cidades de Vancouver e Kelowna, no Okanagan Valley. O primeiro deles tem 28% de estudantes estrangeiros, enquanto o segundo tem 18%. Ao todo, o número de alunos internacionais na UBC ultrapassa os 17 mil, vindos de mais de 160 países.

UBC nos principais rankings internacionais

Cursos disponíveis e application

Graduação na University of British Columbia

Os cursos de graduação da Universidade de British Columbia concentram cerca de 54 mil estudantes. Por outro lado, os de pós-graduação beiram os 11 mil alunos, distribuídos por programas de mestrado e PhD. Há 243 programas disponíveis na listagem da universidade. É possível estudar na faculdade, por exemplo, desde Trabalho Social até Engenharia Ambiental.

Na hora da application, os candidatos podem escolher um curso de preferência, bem como uma segunda opção. Ao longo do processo, é preciso reunir documentos que vão do histórico acadêmico aos diplomas obtidos. O prazo geral para envio de documentos e formulários padronizados é de 15 de janeiro.

Os estudantes precisam, ainda, escrever o chamado Personal Profile. Essa seção destina-se a experiências e conquistas do aluno antes de ingressar na UBC. Para avaliar tais aspectos, a UBC lista alguns critérios: liderança, engajamento e consistência.

campus da University of British Columbia, a UBC, em Vancouver
Campus da University of British Columbia, a UBC, em Vancouver

 

Programas de graduação da UBC

# Negócios e Economia

Esse programa inclui cursos como Ciência da Computação, Comércio, Matemática, Estatística e Filosofia. Quase todos esses têm duração de quatro anos (com exceção da opção por “Bachelor + Master of Management Dual Degree”, que tem seis meses a mais).

# Terra, Meio Ambiente e Sustentabilidade

A maior parte dos cursos disponíveis nesse programa é ofertada no campus de Vancouver. As opções de áreas de estudo são Ciência Atmosférica, Ciências da Terra, Engenharia Ambiental, Geografia e Oceanografia, entre outros. Destacam-se, também, cursos ligados a estudos sobre a floresta.

# Educação

Os cursos desse programa têm duração menor, em torno de 11 a 16 meses, com exceção feita à opção “Education: Indigenous Teacher Education Program (NITEP)”, que dura cinco anos. Os cursos de formação de professores se dividem por níveis escolares, da infância à educação secundária.

# Engenharia e Tecnologia

Aqui se encontram várias opções de cursos para engenheiros, como Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Há também alguns cursos voltados para Computação.

# História, Direito e Política

Nesse programa estão tanto as opções de graduação mais abrangentes (como os próprios cursos General Studies, International Relations e Political Science), como as mais específicas, como uma graduação especialmente voltada a estudar o Canadá e outra só sobre os Estados Unidos.

# Saúde e Ciências da Vida

De Biologia Animal à Bioquímica, passando por Farmacologia e Psicologia: não faltam opções de cursos para profissionais da saúde nesse programa da graduação na UBC.

# Línguas e Linguística

No programa de graduação em idiomas e linguística, as opções de formação são em língua inglesa, francesa, alemã e espanhola. Mas há também cursos dedicados a estudar linguagem e discurso, e até uma opção exclusivamente voltada a estudar romances.

# Matemática, Química e Física

Esse é um dos programas com mais opções na UBC, que vão desde Astronomia à Geofísica, passando por uma série de opções de cursos de formação em Matemática.

# Mídia e Belas Artes

Nessa área de estudos se encontram os cursos mais voltados para Comunicação, Artes Visuais e Artes Dramáticas, incluindo opções para estudar Cinema, Jornalismo e Escrita Criativa. Há também quatro opções de graduação em Música e três de Teatro.

# Pessoas, Cultura e Sociedade

Antropologia, Sociologia, Arqueologia, estudos sobre a cultura canadense, a asiática e até uma graduação só sobre cultura indígena: essas são algumas das opções desse programa da UBC.

Todos os detalhes sobre cada um dos cursos de graduação da universidade podem ser encontrados na página dos programas.

O vídeo abaixo mostra um pouco do campus de Vancouver da universidade:

Pós-graduação na University of British Columbia

Já quando o assunto é pós-graduação, as possibilidades de curso se abrem ainda mais. Isso porque a UBC foi a primeira universidade do Canadá a lançar programas interdisciplinares, em 1971. A ideia era oferecer aos alunos a chance de mesclar áreas diferentes em uma mesma formação.

No caso da pós-graduação, o sistema de application exige a submissão de uma série de documentos. Primeiro, é necessário checar os requisitos para estudantes brasileiros, que incluem nota mínima de 8 no histórico. Além disso, devem ser enviados comprovantes de proficiência, diplomas e o statement of interest.

Para programas voltados à pesquisa, como é o caso do doutorado, outra exigência é encontrar um orientador. Para isso, a UBC disponibiliza um sistema de busca com base em palavras-chave relacionadas ao projeto de pesquisa.

Residências estudantis do campus de Okanagan da UBC
Residências estudantis do campus de Okanagan da UBC

Programas de pós graduação da UBC

Os cursos de mestrado e PhD estão distribuídos conforme o campus. São doze faculdades ou escolas no campus de Vancouver, enquanto no campus Okanagan oferece 24 opções de cursos de pós-graduação.

Bolsas de estudo para a UBC

Há uma variedade de bolsas de estudo disponíveis na UBC. Para graduação, em geral, o apoio está atrelado à comprovação de bom desempenho acadêmico e, também de necessidade financeira. A principal bolsa é a chamada International Leader of Tomorrow. Trata-se de um prêmio oferecido a alunos que comprovem excelência acadêmica, liderança e conquistas extracurriculares.

Já os programas de pós-graduação contam com uma série de bolsas, listadas no site pela UBC. Entre elas, está o programa Vanier Canada Graduate Scholarshipspromovido pelo governo do Canadá.  Anualmente, são oferecidas mais de 160 bolsas no valor de 50 mil dólares canadenses para estudantes de doutorado.

Na foto, a biblioteca Irving K. Barber Learning Centre, no campus Vancouver da UBC. / Créditos: Wikimedia Commons

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: