Inicio Inscrições abertas para a Common Application, o “SISU dos EUA”. Saiba como funciona

Inscrições abertas para a Common Application, o “SISU dos EUA”. Saiba como funciona

0
Inscrições abertas para a Common Application, o “SISU dos EUA”. Saiba como funciona

Quem deseja realizar a graduação nos Estados Unidos no ano letivo 2021-2022 já pode se inscrever na Common Application, ou Common App, como é informalmente chamada. A plataforma é um sistema online que permite aos estudantes enviarem as candidaturas para diversas universidades sem a necessidade de preencher diversos formulários ou fazer várias redações.

 

No sistema, os estudantes podem realizar a candidatura em cursos de graduação ou solicitarem transferências entre escolas. Hoje, o Common App é utilizado por 500 universidades e permite que cada aluno envie a candidatura para até 20 instituições. Por isso, de certa forma, ele pode ser considerado uma espécie de SISU (Sistema de Seleção Unificada) dos EUA.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas 

Inscrições abertas e mudanças para o ano letivo 2021-2022

A partir do processo seletivo 2021-2022, a plataforma passará a ser mais inclusiva. Agora, o aluno pode indicar o nome pelo qual prefere ser chamado, adicionar um conjunto de pronomes para ser chamado e, ainda, no formulário será alterada uma pergunta do sobre qual é o “sexo” do candidato. Agora, a perguntar sobre o “sexo legal” (termo que corresponde ao gênero com o qual se identifica, independentemente do sexo biológico, de nascimento).

Além de mais acessível para a comunidade LGBTQIA+, o Common App também deixará de perguntar para os candidatos sobre o histórico disciplinar do Ensino Médio. Além disso, irá incluir uma nova opção de essay: “reflita sobre algo que alguém fez por você e que o deixou feliz ou agradecido de uma forma surpreendente. Como essa gratidão afetou ou motivou você?”.

Interessados em participar do atual processo seletivo devem se inscrever até o dia 1 de novembro.

Como funciona o Common App

No Common Application, os estudantes preenchem informações pessoais sobre os resultados acadêmicos e atividades extracurriculares, além de escreverem as redações. Isso evita que os candidatos realizem a mesma tarefa várias vezes e poupa tempo.

O Common App é considerado um critério democratizador da candidatura a universidades nos EUA. Segundo o CEO da organização que gerencia o sistema, a ideia é que ele facilite o processo para os estudantes. Assim, eles podem fazer a sua candidatura ao longo de mais tempo, um pouco por dia, e de maneira mais caprichada.

Leia também: Preparação para o TOEFL: conheça simulados e ferramentas gratuitas

Segundo o USNews, atualmente mais de 900 escolas aceitam o Common App, incluindo algumas universidades que não estão localizadas nos Estados Unidos. Além disso, 46,5% dessas instituições não cobram nada do estudante para realizar a candidatura. Ou seja: se você se candidatar a uma universidade através dele, pode usar sua application para se candidatar a centenas de outras universidades sem custo.

No vídeo a seguir, Laila Parada-Worby, especialista na preparação de candidatos para a graduação fora, mostra o passo a passo para utilizar o Common App:

Prep Course Graduação – O vídeo acima integra o Prep Course Graduação: um curso online e gratuito para preparar candidatos para realizar a graduação no exterior. São 12 videoaulas exclusivas para você assistir quando e onde quiser. Faça sua inscrição e tenha acesso a todas as aulas.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exteriorGuia de primeiros passos para estudar fora

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia