InícioGraduaçãoInscrições abertas para a Common Application, o "SISU dos EUA". Saiba como...

Inscrições abertas para a Common Application, o “SISU dos EUA”. Saiba como funciona

Lecticia Maggi - 31/08/2023
Comentários:

Quem deseja realizar a graduação nos Estados Unidos no ano letivo 2023-2024 já pode se inscrever na Common Application, ou Common App, como é informalmente chamada. A plataforma é um sistema online que permite aos estudantes enviarem as candidaturas para diversas universidades sem a necessidade de preencher diversos formulários ou fazer várias redações.

No sistema, os estudantes podem realizar a candidatura em cursos de graduação ou solicitarem transferências entre escolas. Hoje, o Common App é utilizado por mais de mil universidades (veja a lista aqui) e permite que cada aluno envie a candidatura para até 20 instituições. Por isso, de certa forma, ele pode ser considerado uma espécie de SISU (Sistema de Seleção Unificada) dos EUA.

Algumas instituições importantes, como o MIT, só aceitam inscrições por meio de seus próprios sistemas. Outras, como a Universidade Harvard, já aceitam inscrições por meio do Common App.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas 

Inscrições abertas e mudanças para o ano letivo 2023-2024

A partir do processo seletivo 2023-2024, a plataforma passa a oferecer mais opções de identidade de gênero além de “masculino” e “feminino”. Além disso, após a decisão da Suprema Corte de proibir as universidades norte-americanas de considerar a raça em decisões de admissão, o Common App fornecerá às faculdades a opção de ocultar os dados sobre raça e etnia na inscrição.

Interessados em participar do atual processo seletivo devem se inscrever até o dia 1º de novembro (early decision) ou 1º de janeiro (regular decision).

Como funciona o Common App

No Common Application, os estudantes preenchem informações pessoais sobre os resultados acadêmicos e atividades extracurriculares, além de escreverem as redações. Isso evita que os candidatos realizem a mesma tarefa várias vezes e poupa tempo.

O Common App é considerado um critério democratizador da candidatura a universidades nos EUA. Segundo o CEO da organização que gerencia o sistema, a ideia é que ele facilite o processo para os estudantes. Assim, eles podem fazer a sua candidatura ao longo de mais tempo, um pouco por dia, e de maneira mais caprichada.

Leia também: Preparação para o TOEFL: conheça simulados e ferramentas gratuitas

Atualmente, mais de mil escolas aceitam o Common App, incluindo algumas universidades que não estão localizadas nos Estados Unidos. Além disso, cerca de metade dessas instituições não cobram nada do estudante para realizar a candidatura. Ou seja: se você se candidatar a uma universidade através dele, pode usar sua application para se candidatar a centenas de outras universidades sem custo.

O Common App é basicamente o mesmo para estudantes nacionais e internacionais. Algumas diferenças incluem questões sobre cidadania e residência, taxas de inscrição e pagamento. As universidades decidem se os candidatos internacionais pagam a mesma taxa que os candidatos nacionais ou se devem pagar um valor diferente. Além disso, as escolas podem optar por adicionar perguntas extras para quem chega de outro país.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Guia de primeiros passos para estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados