InícioIntercâmbioDicas de intercâmbio: Preparando as malas

Dicas de intercâmbio: Preparando as malas

Giana Andonini - 25/07/2013
Comentários:

Mudar de país, estudar em um outro idioma e viver em uma nova cultura requer dos estudantes um planejamento em diferentes frentes. Se você está pensando em Estudar Fora, preste atenção nessas dicas para que a sua experiência de intercâmbio seja inesquecível. “Medidas simples de segurança são indispensáveis para uma viagem ao exterior fluir sem qualquer tipo de problema, seja durante um período longo ou em um estudo de poucas semanas”, explica a diretora Educacional da agência de intercâmbio CI, Tereza Fulfaro.

A principal dica para quem está preparando as malas  é: Programe-se com antecedência. Garanta que você terá tempo suficiente para tirar seu passaporte, visto e qualquer outra documentação com tranquilidade. Coloque no calendário também o estudo sobre a cultura local, aperfeiçoamento do idioma e planejamento de viagens que deseja fazer enquanto estiver lá.

Outro ponto importante é o estudante se preparar obtendo informações do local, refletir sobre a questão do choque cultural, procurar informações sobre os custos locais como transporte, alimentação, etc. “Em todas as universidades o aluno encontrará profissionais treinados para auxiliá-los na adaptação”, tranquiliza Tereza Fulfaro, da CI.

Confira abaixo as dicas da gerente de produto da CI, Gisele Mainardi, para preparar as malas e embarcar com tranquilidade na experiência de intercâmbio:

1. Pesquisa: pesquise antes de sair do Brasil sobre o lugar e a cidade em que você está indo. “Assim você se prepara para situações inesperadas. Se informe sobre onde se hospedar próximo ao aeroporto, saiba quais os meios de transporte disponíveis e mais acessíveis e veja as distâncias entre os locais que você terá que ir”, orienta Gisele.

Leia mais: 5 dicas para aproveitar ao máximo o seu intercâmbio

2. Comunicação: Situações inusitadas sempre acontecem quando você está em outro país. Por isso, é importante você sempre ter a mão todos os telefones que poderá precisar. “Leve com você todos os contatos importantes como telefone da universidade, do local da sua acomodação, da cia. aérea, da operadora Brasileira para fazer ligação a cobrar, do seguro saúde”, sugere Gisele.

3. Documentos: Tire cópias para você e deixe cópias dos seus documentos com sua família no Brasil. Isso pode ser necessário em casos de extravio ou furto de documentos. Uma dúvida comum dos estudantes é em relação ao passaporte. O ideal é não carregar ele sempre com você. “Tire uma cópia autenticada dele e o mantenha guardado em segurança”, alerta Gisele.

Leia mais: Os primeiros passos para o seu intercâmbio

4. Economizando: Uma dica bacana da Gisele é ler os jornais e sites da cidade em que estiver morando para aproveitar promoções e assim economizar uma grana.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados