InícioBolsas de EstudoCurso curto da ONU para pessoas indígenas em Genebra com tudo pago

Curso curto da ONU para pessoas indígenas em Genebra com tudo pago

Gustavo Sumares - 22/08/2023
Comentários:

A ONU está recebendo inscrições para o OHCHR Indigenous Fellowship – 2024 Training Programme. Lançado em 1997 pelo Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos (OHCRH) da ONU, o programa tem o objetivo de apresentar a pessoas de povos indígenas os sistemas e mecanismos da ONU para a proteção dos Direitos Humanos em geral e dos Direitos dos Povos Indígenas em particular. As inscrições para o curso curto da ONU vão até 30 de setembro.

Os participantes escolhidos poderão realizar o programa de treinamento da ONU com tudo pago. Receberão passagens aéreas de ida e volta para Genebra, um valor diário ou mensal para cobrir despesas de acomodação, alimentação e transporte, e um plano básico de seguro de saúde durante a viagem. Os únicos custos não contemplados são despesas com emissão de visto e seguro de viagem.

O curso curto da ONU

De acordo com a OHCHR, o programa capacita seus participantes a defender seus direitos no plano internacional. O contato com os recursos da ONU para a proteção dos Direitos dos Povos Indígenas pretende tornar os participantes mais confiantes e capacitados para proteger suas comunidades. O programa também permite contato dos participantes com membros da ONU e representantes de outros povos indígenas. E um dos critérios de seleção do curso curto da ONU é que o candidato seja capaz de compartilhar o conhecimento adquirido durante as quatro semanas com outras pessoas indígenas ao voltar para sua comunidade.

Leia também: Saiba como estudar na universidade criada pela ONU

Com isso, um dos objetivos é que os participantes se tornem interlocutores entre suas comunidades com os governos locais. E, com seu conhecimento dos mecanismos de Direito Internacional para sua proteção, sejam levados mais a sério por esses governos. O vídeo produzido pela OHCHR disponível neste link ajuda a ilustrar os objetivos do programa.

Como se candidatar

A candidatura ao curso curto da ONU é aberta a todas as pessoas indígenas, de qualquer país e qualquer idade. Não há requisitos em termos de educação formal. No entanto, como o programa estará disponível em inglês, francês, espanhol, português e russo.

Toda a candidatura é feita por meio de um formulário (disponível neste link) de duas partes. A primeira deve ser preenchida pelo próprio candidato; a segunda, por uma organização ou comunidade indígena da qual ele faça parte e que pretenda apoiar sua candidatura. As duas partes do formulário devem ser preenchidas, impressas e assinadas.

Leia também: 7 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Além do formulário, o candidato também deve enviar uma carta de recomendação oficial da comunidade ou organização que apoia sua candidatura. Os documentos devem ser enviados por correio para o seguinte endereço:

Mr. Morse Caoagas Flores
Coordinator, Indigenous Fellowship Programme
Indigenous Peoples and Minorities Section
Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights
48, Avenue Giuseppe-Motta, Office 2-05
CH-1211 Geneva 10
Switzerland

Alternativamente, é possível também escanear os documentos e enviá-los para o endereço [email protected] com cópia para [email protected]. A candidatura deve ser feita até o dia 30 de setembro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados