InícioOutrosConheça as melhores escolas de dança do mundo e saiba como estudar...

Conheça as melhores escolas de dança do mundo e saiba como estudar nelas

Mariane Roccelo - 01/12/2023
Comentários:

Quantos de nós já pensamos, em algum momento da vida, seguir uma carreira artística? Para alguns, aquelas aulas de ballet da infância se tornam tão importantes na vida que a prática deixa de ser um hobbie e se torna a carreira de uma vida. Como em qualquer área, para dançarinos profissionais, estudar nas melhores instituições de ensino pode fazer a diferença na carreira.

Cada uma das principais escolas de dança do mundo tem características e formatos de aula específicos, algumas trabalham uma perspectiva clássica do ballet, já outras trazem uma visão contemporânea dessa arte. Há escolas tradicionais, como a russa Moscow State Academy of Choreography, e outras conhecidas por trazer reflexões e questionar paradigmas, como a norte-americana Joffrey Academy of Dance.

Veja mais: Dançarina paulista aceita para Ivy League compartilha sua redação 

Aqui, falamos um pouco sobre a história de cada uma das principais escolas de dança do mundo, como funciona o processo de admissão e quais delas oferecem possibilidades de bolsas.

Bolshoi Ballet Academy

Criada em 1773 com intuito de ensinar ballet para órfãos, a Moscow State Academy of Choreography, mais conhecida como Bolshoi Ballet Academy, está localizada no Teatro Bolshoi, em Moscow.

Por focar os estudos tanto na pesquisa quanto na técnica, a história dessa escola acompanha a própria história do ballet no mundo. Com mais de 200 anos de existência, o Ballet Bolshoi influenciou a evolução da dança em diversos países que hoje também são referências nessa arte, como EUA e Japão. Foi no Theatro Bolshoi que apresentações históricas, como o Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovski, aconteceu.

Bolshoi Theatre em Moscow

Estudantes de todo o mundo podem fazer o teste de admissão para a academia, que consiste em audições que acontecem durante todo o ano. Além dos testes, é necessário enviar uma série de documentos que comprovam a formação em dança.

Segundo o site da escola, a audição “é uma aula de balé composta por barra, centro de trabalho, adágio básico, allegro, trabalho de ponto e variação”. A sequência de exercícios exigidos no processo está disponível neste link.

A instituição oferece formação em nível de graduação, mestrado, doutorado e cursos profissionalizantes. Apesar de não oferecer bolsas de estudos oficiais, a Moscow State Academy of Choreography possui apenas uma única sede oficial fora da Rússia, que está localizada aqui no Brasil, em Santa Catarina.

The Royal Ballet School

Fundada em 1926, a britânica Royal Ballet School treina seus estudantes com foco no ballet clássico. A escola forma dançarinos para dois corpos de bailarinos, o Royal Ballet, localizado em Londres, e o Birmingham Royal Ballet, em Birmingham.

Veja mais: 5 Histórias inspiradoras de mudança de carreira 

Para ser admitido como aluno na Royal Ballet, é necessário participar das audições de admissão, que acontecem nos primeiros meses do ano em 3 países, além do Reino Unido: Japão, Coreia e República Tcheca. A escola recebe alunos de todo o mundo e afirma que o critério de seleção é baseado puramente no talento e potencial de cada estudante.

A Royal Ballet oferece algumas modalidades de cursos, divididos em meio período ou integrais. Apesar de não fornecer bolsas de estudo, a instituição mantém um amplo programa de sponsorship, no qual alunos selecionados podem ter a matrícula, mensalidade e despesas pagas por patrocinadores externos.

Joffrey Academy of Dance

Localizada em Chicago, a Joffrey Academy of Dance foi criada em 2010, tornando-se a única escola de dança oficial do consagrado Joffrey Ballet, criado pelos dançarinos Robert Joffrey e Gerald Arpino em 1956. A instituição desenvolve uma linha de ensino que apresenta uma visão mais contemporânea do ballet. O corpo de bailarinos da Joffrey já apresentaram músicas da cultura popular, como o rockballet.

Em 1987, a companhia reconstruiu a famosa The Rite of Spring, de  Igor Stravinsky e coreografada pelo bailarino Vaslav Nijinsky. Essa apresentação foi um divisor de águas na história do ballet e trouxe diversas reflexões para a forma, às vezes arcaica, que essa dança é apresentada.

A academia oferece aulas para dançarinos de todas as idades e níveis, incluindo cursos de verão e curta duração. Para quem deseja se tornar dançarino profissional, ela promove 3 programas de treino integral, o Joffrey Studio Company, o Trainee Program e o Joffrey Conservatory. Além disso, também há opções de cursos pré-profissionalizantes divididos por idade.

Para ingressar em qualquer um dos cursos profissionalizantes, a Joffrey Academy seleciona os estudantes em uma série de audições que acontecem ao longo do ano. Para os alunos que mais se destacam na seleção, ela oferece bolsas de estudo de, até, $8.000 por ano.

The Juilliard School

Também nos EUA, a Juilliard School é uma escola de artes localizada no Lincoln Center, em Nova York. Centenária, a escola foi fundada em 1905 pelo bisneto de Franz Liszt, Frank Damrosch. Atualmente, a instituição oferece cursos de graduação em dança, atuação, música clássica, jazz, arte performática e canto, além de possuir uma sede em Tianjin, na China.

Quem deseja ingressar na Juilliard deve criar uma conta de admissão no site e iniciar o processo de seleção, específico para cada área de interesse. Os processos seletivos acontecem no final do ano, entre os meses de outubro e dezembro.

No site da Julliard, a escola afirma que a disponibilidade de bolsas de estudo variam, e levam em consideração a situação econômica e mérito artístico dos alunos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados