InícioPreparaçãoGuias5 Histórias inspiradoras de mudança de carreira

5 Histórias inspiradoras de mudança de carreira

Nathalia Bustamante - 27/12/2016
Comentários:

Com a iminência de um novo ano começando, vêm as promessas, as metas, o compromisso de fazer diferente… Ainda assim, apesar de todo esse comprometimento, muitas vezes as mudanças acabam ficando somente nos planos.

Mudar o rumo da sua trajetória profissional é uma atitude de coragem – mas cada dia mais aceita e, por que não, mais fácil. Diversos cursos, no Brasil ou no exterior, podem abrir portas para outras profissões e conectar seus estudantes mais destacados com um mercado diferente, porém bastante receptivo. Basta ver exemplos nas histórias abaixo: do médico que empreendeu após o MBA à publicitária que descobriu durante um período em Nova York que se sentiria realizada como pet-sitter.

A mudança exige coragem; estudar fora também. Mas estes cinco profissionais estão aí para provar que o risco vale (muito) a pena:

Fred Veloso, o médico que encontrou sua vocação nos palcos

Durante a faculdade de medicina, o ator Fred Veloso se encontrou na atuação. Formou-se e começou a planejar a transição completa de carreira: fez um curso de verão na tradicional Escola Guildhall, na Inglaterra, e depois, em 2010, foi aprovado na escola Stella Adler, em Nova York (EUA).

Danielle Brants, do mercado financeiro ao empreendedorismo em educação

Depois de passar dez anos trabalhando no mercado financeiro, Danielle Brants realizou-se ao fundar uma startup de letramento adaptativo. Um curso em Harvard a ajudou a entender o mercado e as perspectivas para quem desejava empreender na área.

Fernanda Falci, de publicitária a pet-sitter

Fernanda Falci formou-se em Comunicação Social muito nova, com 21 anos. Depois de um período trabalhando na área, foi diagnosticada com hipotireoidismo causado por estresse – o que a afastou do metcado de trabalho. Sem emprego e deprimida, foi estudar inglês em Nova York, onde teve contato com algo relacionado ao mercado em que hoje atua: o de cuidados com animais de estimação. “Conheci pessoas com outras percepções do que é sucesso, felicidade, realização, trabalho e vida. Abriu a minha cabeça.”

Lucas Ferreira, de redator publicitário à chefe de cozinha

Algumas mudanças de carreira são planejadas a longo prazo, com cursos preparatórios e muita pesquisa. Esse não é o caso de Lucas Ferreira – tanto é que ele foi fazer uma entrevista procurando uma vaga para redator publicitário e acabou conseguindo um posto na cozinha de um restaurante em Portugal. E ele saiu feliz da vida com o novo emprego, optando por seguir a nova carreira como chefe de cozinha a partir desse momento.

Um médico no MBA de Harvard: saiba como ele fez esta transição de carreira

“Eu sempre gostei de negócios, mas também me interessava pela área da saúde, então…” Esta dualidade acompanhou a trajetória de Fábio Katayama desde a escolha da sua graduação até quando decidiu empreender, ao voltar do seu MBA em Harvard. Assim, o caminho entre a entrada na faculdade de Medicina e a posição de presidente da empresa que fundou foi marcado por escolhas de carreira pouco óbvias – entre elas, a formação para cirurgião e a passagem por uma consultoria de negócios.

 

Leia também:
Por que tanta gente vai fazer MBA com a intenção de mudar de carreira?
Descubra cursos para quem quer trabalhar com impacto social neste e-book
O impacto de estudar fora para uma carreira internacional

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados