InícioBolsas de Estudo5 bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha

5 bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha

Nathalia Bustamante - 20/12/2016
Comentários:

As universidades alemãs são reconhecidas por sua qualidade e enfoque em pesquisas. Não à toa, o Abaixo, confira 4 oportunidades com inscrições abertas para mestrado, doutorado e pesquisador visitante em instituições do país.

Doutorado em Ciências Humanas
Inscrições até: 15/01
A Bielefeld Graduate School in History e Sociology (BGHS), uma parceria entre o Departamento de História e a Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld, oferece duas vagas para pesquisadores em nível de doutorado interessados em realizar uma estadia de até quatro meses na instituição. As bolsas de estudos, no valor mensal de 1.200 euros, serão oferecidas no período entre 1º de abril e 31 de julho de 2017. Podem se candidatar doutorandos de universidades brasileiras das áreas de história, sociologia, ciências políticas e antropologia social. Para se inscrever, é preciso enviar uma carta de recomendação, currículo, histórico acadêmico e resumo do projeto pelo site até o dia 15 de janeiro
A BHS também oferece quatro bolsas de estudos para mestres nas áreas de história, sociologia, ciências políticas e antropologia, que estejam interessados em elaborar projetos de doutorado. A bolsa também é no valor de 1200 euros, e a candidatura deve ser feita até o dia 15 de janeiro.

 

Doutorado em Ciências Sociais
Inscrições até: 31/01
A Bremen International Graduate School of Social Science (BIGSSS) oferece bolsas de estudos para seus programas de doutorado e pós-doutorado. As temáticas contempladas são Global Governance and Regional IntegrationWelfare State, Inequality, and Quality of LifeChanging Lives in Changing Socio-Cultural Contexts. A BIGSSS, instituição criada e mantida pela Universidade de Bremen e pela Jacobs University Bremen, é parte de uma rede internacional de programas altamente renomados de doutorado e pós-doutorado. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de janeiro de 2017.

 

Mestrado em Comunicação
Inscrições até: 31/01
Estão abertas até 31 de janeiro de 2017 as inscrições ao Master em Lexicografia (EMLex), do programa Erasmus Mundus, que oferece bolsas de estudos na Europa com duração de dois anos. Entre os pré-requisitos estão domínio avançado de inglês e alemão. Podem se candidatar estudantes das áreas de Comunicação/Mídia, Biblioteconomia/Ciência da Informação, Tradução, Línguas estrangeiras, Linguística e áreas afins. Confira os detalhes do programa aqui.

 

Mestrado e Doutorado para Jovens Católicos
Inscrições até: 15 de janeiro
O KAAD – instituição vinculada à Igreja Católica da Alemanha e que visa promover intercâmbios acadêmicos no país – oferece bolsas de estudos para mestrado, PhD ou pós-doutorado em instituições alemãs. Podem concorrer jovens de até 35 anos, que tenham alemão intermediário e, preferencialmente, sejam católicos (segundo o site, não-católicos podem concorrer se provarem seu comprometimento com diálogos inter-religiosos). As inscrições são feitas através de envio de formulário aos comitês locais do KAAD. Confira aqui mais detalhes sobre a bolsa.

 

Doutorado e Pós-Doutorado em História
Inscrições até: 31 de janeiro
A Biblioteca Herzog August é um centro de pesquisa independente, e oferece bolsas de estudos para doutorado e pesquisadores de pós-doutorado, a fim de promover pesquisas nas áreas de história medieval e moderna. O programa é voltado para todas as disciplinas relacionadas à história. As bolsas variam entre 1250 e 1800 euros mensais, e o bolsista também receberá alojamento na instituição e passagens de ida e volta para Wolfenbüttel. Mais informações no site.

 

Leia também:
Bolsas para mestrado em uma das melhores universidade da Holanda
Bolsas integrais para mestrado na melhor universidade da Turquia
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados