Um Projeto: Fundação Estudar

LASPAU: ONG vinculada à Harvard pode te ajudar a estudar fora

Por Lecticia Maggi

Já ouviu falar na LASPAU? A LASPAU é uma ONG que tem como objetivo enviar alunos da América Latina para universidades norte-americanas. Sediada em Cambridge, a instituição está fisicamente estabelecida no campus da Universidade Harvard, sua fundadora. Desconhecida por boa parte dos brasileiros até poucos anos atrás, a organização tornou-se famosa entre doutorandos do Ciência sem Fronteiras (CsF) a partir de 2011, data de criação do programa.

No âmbito do CsF, a LASPAU é parceira do Governo Federal e administra 1.500 bolsas de estudos na modalidade “doutorado pleno no exterior”. Estas bolsas estão sendo oferecidas desde 2011 e continuarão até o final de 2015. A LASPAU é encarregada, especificamente, da colocação – o chamado placement – dos candidatos aprovados no CsF em universidades dos EUA. Ou seja, ela ajuda o candidato a realizar os testes (TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e outros), a preencher os formulários, além de corrigir as redações (essays) e auxiliar em todas as outras providências necessárias para se fazer doutorado numa universidade americana.

Mas isso não significa que um aluno que deseje fazer graduação ou mestrado nos EUA, por exemplo, não possa recorrer dos serviços prestados pela ONG. Ao contrário: além do Ciência sem Fronteiras, a LASPAU também gerencia bolsas da Comissão Fulbright e da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Isso significa que um brasileiro que deseje estudar nos EUA, por exemplo, poderá pedir ajuda da LASPAU no processo seletivo para admissão em universidades americanas. Uma vez admitido, e ainda com a ajuda da LASPAU, o candidato poderá aplicar para as bolsas de estudo administradas pela instituição. Lá, há funcionários fluentes em inglês, espanhol e português.

Outro ponto interessante sobre o trabalho desenvolvido pela LASPAU é o chamado IDIA (Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica). Neste segmento, o objetivo da instituição é capacitar docentes brasileiros que lecionam no ensino superior a aprimorarem suas aulas, utilizando novas tecnologias e novas pedagogias educacionais. No Brasil, ela é parceira do consórcio STHEM e auxilia as instituições membro a aprimorarem a qualidade da educação oferecida, a partir de uma visão de sala de aula centrada no aluno, e não no professor. Atualmente este consórcio conta com 33 universidades públicas e privadas de seis estados brasileiros. Clique aqui e saiba mais sobre a LASPAU e como ela pode te ajudar.

Leia também:
Conheça 8 brasileiros que estudam em Harvard
Entenda o processo de transferência para universidades dos EUA
Especial Estudar Fora: cursos de idiomas no exterior

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo