InícioPreparaçãoGuiasComo escolher o melhor MBA para você

Como escolher o melhor MBA para você

Cecilia Araujo - 01/10/2013
Comentários:

Na hora de escolher uma escola no exterior para fazer um MBA, pesquisar os rankings feitos anualmente pelas diferentes publicações internacionais é um ótimo ponto de partida – as listas ajudam muito a filtrar as universidades. Mas, atenção: os critérios de avaliação de cada uma variam bastante. O Financial Times, por exemplo, dá ênfase à valorização salarial dos alunos três anos após a conclusão do MBA. Já a US News & World prioriza a qualidade do ensino da faculdade em si, a partir de depoimentos de ex-alunos. Por isso, o ideal é buscar vários rankings diferentes, ao longo de diferentes anos, para elencar aquelas escolas que se mantiveram no topo.

Embora seja muito fascinante estudar em uma escola de renome internacionalmente, é essencial gerenciar as expectativas e as possibilidades reais. “Todos que pensam em fazer um MBA fora querem estudar em uma das melhores universidades do mundo. Porém, é preciso ter em mente que a concorrência é pesada”, explica o consultor Darrin Kerr, da FK Partner. Segundo ele, um bom medidor das chances do candidato são os resultados no GMAT e no TOEFL. “Claro que não desencorajamos ninguém a se candidatar à escola dos seus sonhos, mas é aconselhável tentar também processos de seleção mais acessíveis”, completa.

Outra preocupação essencial é escolher um programa que tenha a ver com o seu perfil pessoal e profissional. Fazer essa ponderação pode tornar sua experiência no exterior muito mais completa e feliz. Uma boa dica é, se possível, visitar as escolas. Para quem essa possibilidade é inviável, uma alternativa é conversar com ex-alunos e procurar saber do que eles gostaram – ou não – no curso. Abaixo, você encontra uma série de pequenas matérias que respondem suas dúvidas:

Duração e carga horária
Perfil da escola e do aluno
Localização da faculdade
Metodologias de ensino

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados