InícioPreparaçãoGuiasQual escola de MBA combina com você?

Qual escola de MBA combina com você?

Cecilia Araujo - 01/10/2013
Comentários:

O currículo básico das escolas de negócios costumar ser muito similar. No entanto, o perfil que imprimem em sua dinâmica de aulas e relacionamento entre alunos e professores varia muito. Dependendo das características do aluno, ele se sentirá melhor em uma ou outra. Algumas prezam por ambientes mais competitivos, em que os alunos não são avaliados de forma objetiva. Suas notas só são boas o suficiente se superarem às de seus colegas. Uma prática dos professores nessas escolas é surpreender o estudante com perguntas inesperadas, como forma de incentivar a participação de todos – é o caso de Harvard, por exemplo. Outras escolas têm um perfil mais colaborativo, incentivam o trabalho em equipe e prezam pelo espírito de grupo.

Cada faculdade também tem seu ponto forte em termos de áreas de conhecimento. O MBA no exterior segue um currículo básico e dá aos alunos a liberdade de reforçar seus estudos em áreas de interesse com matérias eletivas. A Bloomberg BusinessWeek fez uma pesquisa com ex-alunos e pediu que eles avaliassem os destaques e as fraquezas das escolas em que estudaram, nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo, liderança, entre outras. Vale a pena dar uma olhada na matéria sobre os melhores MBAs para cada especialidade.

Perfil do aluno
Algumas universidades, especialmente na Europa, contam com uma maior diversidade de origem entre os estudantes de MBA. Lá, as classes são muito multiculturais: há pessoas de vários continentes, raças e religiões, fazendo com que quase não haja predominância de um grupo específico. Os diferentes pontos de vista acabam tendo uma grande influência no conteúdo das discussões, o que pode significar uma experiência bastante rica. Nos EUA, geralmente, uma grande porcentagem dos alunos é americana, ainda que mais de metade dos alunos seja de outros países..

Outra diferença no perfil dos alunos é a média de idade: nos EUA, as pessoas que se candidatam ao MBA costumam ser mais jovens e com menos experiência profissional – enquanto na Europa a idade média dos estudantes é superior.

Saber quem serão seus colegas de classes é muito importante na hora de decidir para quais universidades se candidatar, já que um dos maiores ganhos do MBA são o networking e a chance de aprender a pensar diferente com pessoas que uma trajetória totalmente diferente da sua.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados