InícioBolsas de EstudoEspecialistas indicam 4 passos para escolher uma universidade no exterior

Especialistas indicam 4 passos para escolher uma universidade no exterior

Ana Moraes - 31/10/2023
Comentários:

Se você está se preparando para estudar fora, deve saber que escolher universidades para se candidatar é uma etapa decisiva. Seus valores, seus objetivos de carreira e até seu estilo de aprendizado devem ser levados em consideração.

Pensando nisso, o Estudar Fora conversou nesta semana com Mariana Florio, da equipe de admissões e recrutamento da Hertie School, na Alemanha, e com Heidi Arola, diretora de parcerias globais da Purdue University, nos Estados Unidos. À reportagem, elas indicaram 4 passos essenciais para se atentar ao escolher uma universidade no exterior. Confira a seguir:

#1. Escolhendo uma universidade para você

É essencial refletir sobre qual é a abordagem da universidade em que você pretende estudar. A Hertie School, por exemplo, é uma universidade de pós-graduação em Berlim, na Alemanha, que oferece cursos de mestrado e doutorado nas áreas de políticas públicas, relações internacionais e ciências de dados, além de ter cinco centros de pesquisa. “Temos um foco analítico, trabalhando nas áreas de ciências humanas e de dados”, explica Mariana.

Por ter uma abordagem interdisciplinar e internacional, as aulas são todas em inglês e o corpo docente é composto por professores de vários países, o que contribui para a experiência multicultural. De acordo com Mariana, a Hertie entende que os problemas de gestão e políticas públicas são questões extremamente complexas, o que demanda soluções que respondam à altura. “Por isso o enfoque interdisciplinar é tão importante, unimos áreas como direito, economia, ciências sociais e estatística”, conta.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Para Heidi, da Purdue University, é importante pesquisar quais universidades se encaixam com o curso ou tema que você quer estudar, já que muitas vezes os estudantes ficam presos a grandes nomes que nem sempre são os melhores na sua área. Nos Estados Unidos, principalmente, os candidatos tendem a focar apenas nas faculdades mais conhecidas, como Harvard e MIT, e perdem a oportunidade de conhecer outras ótimas instituições

Heidi orienta que os candidatos não se esqueçam de suas preferências pessoais: “Veja quais atividades extracurriculares estão disponíveis, o campus e o tipo de instituição. Há universidades públicas, particulares, religiosas. Tudo isso contribui para o ambiente”. 

Para os alunos estrangeiros, estudar em uma universidade com grande abertura internacional é um ponto favorável. Outro ponto de atenção é pesquisar sobre as relações da escola com o Brasil, já que isso pode ser um caminho para conseguir bolsas de estudo. “A Hertie tem uma ligação forte com o Brasil, temos parcerias com algumas instituições brasileiras para oferecer bolsas e recebemos vários alunos do país, a rede alumni é grande. É muito importante considerar como a escola se comporta nessas questões”, aconselha Mariana.

#2. Grande ou pequena?

Você quer estudar em uma universidade com muitos ou poucos alunos? Qual é melhor? Depende. O campus da Hertie não tem mais que 800 alunos, o que contribui para criar um senso de comunidade, relata Mariana. As turmas também são pequenas –a média de alunos em cada classe é de 25 a 30.  “A vantagem é que você consegue sugar tudo que está disponível ali, tanto dos professores quanto dos colegas. A troca fica muito mais fácil e direta”, conta. 

A vida estudantil de uma universidade pequena é mais comunitária, com fácil acesso a eventos e clubes. O networking fica mais fácil e rápido e a instituição consegue dar um suporte mais individualizado para cada aluno. 

Já na Purdue, que tem mais de 50 mil alunos, é mais difícil conhecer a comunidade inteira, mas cada aluno acaba encontrando sua própria turma, como explica Heidi. Os clubes podem ser mais diversos, o que contribui para aumentar o leque de opções e de “encaixe” do estudante. 

Leia também: Os melhores concursos, premiações e conferências internacionais em 2023

Além de olhar para o tamanho da universidade, é fundamental observar a cidade ou região em que ela está inserida. Você quer morar em um grande centro urbano ou no interior? O custo de vida costuma ser menor nas cidades pequenas, mas pode existir uma dificuldade de locomoção sem um carro, por exemplo. É preciso pensar em todos esses fatores. 

#3. Como você vai financiar seus estudos?

Para Heidi, uma das primeiras perguntas que o candidato deve fazer é como ele pretende financiar seus estudos e sua vida em outro país. Por isso, é fundamental checar se a universidade oferece bolsas e outros auxílios. “As bolsas de graduação nos Estados Unidos são mais raras, mas para um doutorado pode ser mais fácil conseguir um salário para trabalhar na universidade ou como assistente de um professor”, explica. 

Além das bolsas da própria universidade, muitas ajudam com financiamento externo, então é importante ficar de olho nos dois. Procure no Brasil e no país de destino para aumentar suas chances. A Hertie School tem parcerias com instituições brasileiras (veja as bolsas disponíveis no fim da matéria), o que é uma ajuda extra para os candidatos do país.

 “Nossos alunos costumam combinar diferentes formas de financiamento. Cerca de 50% dos alunos recebem algum apoio da própria Hertie, e também buscam financiamentos externos”, diz Mariana. No caso da Alemanha, vale ficar de olho nas bolsas do DAAD, órgão que oferece bolsas no país.  

#4. Análise do mercado de trabalho

Mariana diz que ver o que os ex-alunos estão fazendo pode ser um passo decisivo para escolher a universidade: “Procure saber onde eles estão morando, onde estão trabalhando. Pergunte como foi a transição para o mercado de trabalho, se a pessoa ficou no país de destino ou voltou para o Brasil, como foi esse processo”. Todas essas informações podem te dar pistas sobre a universidade.

Ela ressalta que os estudantes podem trabalhar 20 horas por semana na Alemanha, o que também é uma ajuda de custo. Os alunos podem trabalhar na própria Hertie ou em instituições externas, as vagas de trabalho estudantil são bem comuns em Berlim.

Heidi salienta a importância de participar de feiras de emprego oferecidas pelas universidades, o que pode ser vantajoso tanto para procurar um trabalho quanto para fazer networking. Identificar a importância que a universidade dá para o mercado de trabalho é uma forma de entender se seus objetivos estão alinhados com os da instituição.

Estudar na Hertie School

Ficou interessado em estudar na Hertie School? As inscrições para o Mestrado Executivo em Administração Pública estão abertas até o dia 1º de agosto. Além disso, algumas bolsas estão disponíveis:

Bolsa para servidores públicos brasileiros em parceria com a Republica.org

  • Disponível para os cursos Master of Public Policy, Master of Data Science for Public Policy e Executive MPA
  • Para candidatos com mais de cinco anos de experiência profissional no setor público do Brasil
  • A bolsa cobre pelo menos 50% do valor do curso
  • Beneficiários devem se comprometer a voltar para o Brasil após o curso
  • Os candidatos interessados ​​devem apresentar suas candidaturas e cartas de motivação até 1º de maio para o MPP e MDS e 1º de junho para o MPA Executivo.
  • Inscrições e mais informações aqui.

Bolsa parcial para membros da rede Vetor Brasil

  • A Hertie School garantirá aos membros da rede Vetor Brasil pelo menos 25% de desconto nos cursos Master of Public Policy, Master of International Affairs, Master of Data Science for Public Policy ou Executive Master of Public Administration
  • Os interessados ​​devem apresentar a sua candidatura até 1º de maio.
  • Inscrições e mais informações aqui.

Data for Good

  • Disponível para o Master of Data Science for Public Policy
  • Até cinco bolsas integrais equivalentes a 36.500 euros cada
  • Os interessados ​​devem apresentar a sua candidatura até 1º de maio.
  • Inscrições e mais informações aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados