//username of moderater
Fundação Estudar

Conteúdo Patrocinado

InícioEducaçãoESMT: Conheça a principal escola de negócios de Berlim e seu MBA

ESMT: Conheça a principal escola de negócios de Berlim e seu MBA

Redação do Estudar Fora - 31/10/2023
Comentários:

Com uma vida cultural rica e intensamente cosmopolita, Berlim, a capital da Alemanha, desponta como um dos principais destinos para estudantes de MBA que querem se destacar no mercado de trabalho.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Além de ser a segunda maior cidade para o empreendedorismo na Europa, a capital é casa de diversas startups e grandes empresas, como a Tesla. A cidade também abriga a escola de negócios número 1 da Alemanha, a ESMT Berlin.

Tem interesse no destino? Confira a seguir outras vantagens de fazer um MBA em Berlim:

Berlim: a cidade dos estudantes

De acordo com o QS Best Student Cities Rankings 2023, Berlim foi eleita a sexta melhor cidade do mundo para estudantes. Um dos motivos é o custo de vida razoavelmente baixo em comparação com outros grandes centros europeus, o que torna a capital mais acessível. Com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes, Berlim é uma cidade cativante, bonita, e, sobretudo, muito interessante. Suas ruas e monumentos são memória viva da história da Europa.

A cidade vibra com seus 175 museus, teatros, salas de concertos, casas de óperas e inúmeros bares e danceterias. Há opções de eventos para todos os gostos: o Rave The Planet, de música eletrônica, o Festival das Luzes, os mercados de Natal, o festival Carnaval das Culturas e a Berlinale, um dos maiores festivais de cinema do mundo. Além disso, a vida noturna intensa e a atmosfera progressista proporcionam uma sensação de liberdade, permitindo que você seja autêntico e se sinta em casa. Uma outra vantagem está no fato de ser muito fácil viver na cidade apenas com o inglês.

Leia também: Bolsistas brasileiros na Alemanha dão 5 dicas de como aprender o idioma

MBA em Berlim na ESMT

O fato de Berlim estar tão bem localizada na Europa é muito importante para quem vai estudar lá e quer impulsionar a carreira. Os alunos de MBA na ESMT Berlin (European School of Management and Technology) têm a oportunidade de ter contato com diferentes indústrias e líderes de grandes empresas.

Durante o MBA, eles podem realizar um estágio de 6 a 12 semanas, além de visitar empresas, participar de workshops e fazer parte de clubes que têm contato direto com a indústria. Essa experiência prática permite que você aplique na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de ampliar sua rede profissional e obter insights valiosos sobre o mundo dos negócios.

Leia mais: Como é estudar na Alemanha em uma das cidades mais cosmopolitas do mundo

Opções internacionais na ESMT

A cidade também oferece inúmeras oportunidades de exposição internacional durante o MBA da ESMT. Você pode optar por realizar eletivas em escolas de negócios parceiras ou até mesmo realizar estágios em outros países, o que contribui para o desenvolvimento de uma perspectiva global sobre o mundo dos negócios. 

Há ainda o Social Impact Project, em que o aluno pode atuar por cinco semanas como consultor econômico ou de gestão para uma organização de impacto social, e o Responsible Leaders Fellowship, que conecta alunos graduados com organizações em países em desenvolvimento, onde eles podem oferecer seus serviços por até 6 meses. Os dois programas já levaram alunos para o Brasil, Colômbia, Quênia e África do Sul, dentre outros países.

Torne-se um líder global 

Para quem se interessa por sustentabilidade e tecnologia, a Alemanha é um oásis: com o pioneirismo do país nessas áreas, a ESMT incorporou à grade curricular do MBA temas ligados a essa área do conhecimento. Assim, o aluno sai na frente por estar inserido em um ambiente que valoriza áreas consideradas cruciais para o futuro das organizações. 

O Vali Berlin, centro de empreendedorismo da instituição, promove o empreendedorismo responsável pela criação de valor econômico, ambiental e social. A ESMT faz isso a partir de uma série de iniciativas em quatro áreas principais: apoio aos fundadores e associados, educação de líderes empreendedores, formação de cultura empreendedora e conexão entre as partes interessadas empreendedoras. 

Durante seu MBA na ESMT Berlin, a ex-aluna Marie Kober, por exemplo, criou uma empresa de software B2B chamada Senvo. “Muitas coisas que aprendi no MBA me ajudaram a começar um negócio. As conexões que fiz foram muito importantes, além do entendimento sobre como uma empresa funciona. Isso me deu confiança, o que fez muita diferença para mim”, diz a empresária.

Sua carreira na Alemanha

Após a finalização do MBA, é possível obter um visto de 18 meses para busca de emprego, o que é uma grande vantagem para quem pensa em ficar no país. Durante esse período, você pode explorar diversas oportunidades, em diferentes indústrias e cargos, para construir uma carreira internacional. 

Há ainda uma vantagem oferecida pela Alemanha que pode ser decisiva para quem pensa em fazer um MBA no exterior: os salários atrativos. Com um diploma de MBA, você pode almejar um salário médio de € 83.902 por ano. Além disso, 89% dos alunos passam por uma mudança significativa em termos de indústria, cargo e local de trabalho após a conclusão do programa. 

Se você já ficou convencido que estudar em Berlim pode ser a melhor decisão para o seu futuro profissional, precisa conhecer o programa da ESMT, a escola de negócios número 1 na Alemanha. Saiba mais aqui

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados