//username of moderater
Fundação Estudar
InícioConteúdo PatrocinadoBrasileira conta como é estudar em uma universidade criada na Idade Média

Brasileira conta como é estudar em uma universidade criada na Idade Média

Marcela Marcos - 27/06/2022
Comentários:

Imagine estudar arquitetura em uma instituição de ensino superior que foi criada durante o período medieval? Se ter contato com instalações que existem desde 1367 é uma experiência valiosa em qualquer área de estudos, para esse tipo de curso, então, o benefício se torna ainda maior.

A brasileira Fernanda Marx, doutoranda na Faculdade de Arquitetura na Universidade de Pécs, contou ao Estudar Fora sobre como é ser aluna da instituição mais antiga e tradicional da Hungria, cujo corpo estudantil é formado por quase 25% de estudantes de fora do país europeu.

Arquitetura preservada há séculos na Universidade de Pécs

A UP se localiza na cidade de Pécs, localizada no sudeste da Hungria e capital do condado de Baranya. Muitos dos prédios que compõem a universidade têm uma fachada histórica preservada. Segundo a doutoranda brasileira, no entorno do município é possível ver o que restou da instituição da Idade Média, inclusive com um museu dedicado a isso.

Conheça e faça um tour virtual pela University of Pécs, instituição com mais de 650 anos

Na própria UP, há um estímulo para que os alunos se envolvam com a preservação do patrimônio. “Um dos objetivos do corpo docente é fornecer aos alunos uma perspectiva histórica da herança húngara. Apesar de minha pesquisa não ser sobre o tema, eu tive aulas nesse tópico, como o curso ‘Arquitetura de Pécs’. É incrível poder ver a história com nossos próprios olhos, em vez de apenas ler sobre ela nos livros”, diz Fernanda Marx. Ela conta, ainda, que algumas cerimônias, como formaturas e outros eventos importantes, são mais tradicionais por lá em relação ao que se tem no Brasil. 

Na linha do tempo da universidade com mais de 650 anos, houve um período em que a instituição foi descontinuada, quando foi ocupada pelo império otomano. Em 1785, entretanto, foi reiniciada e passou um tempo instalada em diferentes cidades húngaras. A moderna Universidade de Pécs foi fundada em 1912, no território da antiga Tchecoslováquia (atualmente, Eslováquia), na época da Primeira Guerra Mundial. Já em 1921, a UP foi transferida de volta para Pécs, onde permanece.

Novos prédios na instituição fundada no período medieval

Apesar de todo o contexto de preservação histórica, a Universidade de Pécs está em constante crescimento, com novos edifícios sendo incorporados à estrutura. O prédio principal que abriga os cursos de Engenharia, Arquitetura e TI tem características sustentáveis e uma arquitetura contemporânea. 

O espaço de doutorado da escola Marcel Breuer foi inaugurado em 2020. “Lá, a gente tem um ambiente próprio para o desenvolvimento das nossas pesquisas. Outro bom exemplo é a biblioteca central, que é meu lugar favorito para estudar. Também fica em um prédio contemporâneo que, por dentro, é tudo muito confortável, com espaços coletivos e individuais que nos ajudam a manter o foco e a motivação”, destaca Fernanda Marx. Ela emenda: “O fato de a universidade ter sido criada há quase 700 anos é inacreditável, mas ela só dura tanto porque não parou no tempo”.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Internacionalização e inovação na UP

Em relação à comunidade estudantil internacional, um dos motivos pelos quais a instituição recebe tantos alunos de fora é o fato de oferecer, há mais de 30 anos, cursos de graduação, mestrado e doutorado com aulas em inglês. É, por isso mesmo, uma das universidades mais internacionalizadas na Hungria. 

A preocupação com os processos de inovação é crescente. Desde 2005, o Gabinete de Transferência de Tecnologia abriga pesquisadores, estudantes e parceiros de negócios com a missão de desenvolver invenções para agregar valor à economia e à sociedade. Nos últimos anos, a equipe esteve envolvida na proteção e utilização de cerca de 150 propriedades intelectuais.

Link para contato:
https://international.pte.hu/
[email protected]

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados