InícioGraduaçãoComo é estudar artes cênicas nos EUA?

Como é estudar artes cênicas nos EUA?

Lecticia Maggi - 24/04/2015
Comentários:

No país de Hollywood, estudar artes cênicas é coisa séria. Muito séria. Os Estados Unidos possuem as melhores escolas de drama do mundo, e as opções são tantas que muitas vezes os alunos não sabem qual escolher. Para ajudá-lo nesta decisão, o Estudar Fora conversou com a americana Molly Forlines, que se formou em teatro na Universidade Duke, em 2013.

Uma vez, estava ensaiando uma peça de Shakespeare e falei para o meu professor que eu queria atuar fora da sala de aula. Fomos para a cantina, que estava lotada

Molly conta que, em sua universidade, o número de alunos era relativamente baixo, o que criava um ambiente mais intimista e propício a novas experiências. “Uma vez, estava ensaiando uma peça de Shakespeare e falei para o meu professor que eu queria atuar fora da sala de aula. Fomos para a cantina, que estava lotada porque era horário de almoço. Eu e meu parceiro de cena nos sentimos bem mais livres e pudemos atuar com mais criatividade e liberdade”, conta. “Isto dificilmente seria possível em escolas mais tradicionais como Yale School of Drama ou Tisch School of Arts, da New York University, explica.

Segundo ela, não há uma regra, mas instituições menores tendem a ser mais flexíveis, como é o caso da escola de artes da Northwestern University e da própria Duke, onde estudaram grandes nomes como Meryl Streep, Paul Giamatti e Paul Newman.

Outro exemplo de instituição mais “liberal” é a Carnegie Mellon, localizada em Pittsburg. Ex-alunos da universidade já ganharam nada menos que seis Oscars e 96 estatuetas do Globo de Ouro!

No entanto, algumas universidades possuem uma estrutura mais fechada e dão menos liberdade aos alunos – o que não é necessariamente ruim dependendo dos seus propósitos e estilo de aprendizagem. Um exemplo é a Juilliard School, em Nova York. Embora tenha a fama de muito rígida, a escola possui nomes de peso em seu quadro de ex-alunos, como Viola Davis, indicada ao Oscar de melhor atriz em 2011 por “Histórias Cruzadas”, e o inesquecível Robin Williams.

Conheça a seguir outras conceituadas escolas de drama nos EUA:

American Conservatory Theater (A.C.T), em São Francisco: os alunos recebem mentoria de nomes de peso como Winona Ryder e Nicholas Cage. Além disso, participam de montagens reais feitas pela instituição e podem apresentar seu trabalho ao público.

The actors studio, Pace University, em Nova York: tanto o currículo escolar quanto os professores são escolhidos pela presidência do Actors Studio Drama School, ou seja, Al Pacino, Harvey Keitel e Ellen Burstyn.

University of California, Los Angeles (UCLA): conhecida por sua excelência em áreas não relacionadas a artes, a universidade também oferece ótimos cursos de teatro e tem um fator competitivo importante: está próxima a Hollywood! Tim Robbins, por exemplo, é um de seus notáveis ex-alunos.

Por Carolina Campos

*Crédito da foto: Divulgação/Universidad de Talca

Leia também:
Saiba quais são as melhores escolas para estudar cinema no exterior
Entenda o que são e como funcionam os Liberal Arts Colleges dos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados