Inicio Pós-Graduação Como começar um personal statement de sucesso sem clichês

Como começar um personal statement de sucesso sem clichês

começar um personal statement

Não saber como começar um personal statement pode ser frustrante, principalmente se você não tem o costume de escrever textos. Geralmente, existem dois tipos de estudantes. Primeiro, o que começa cometendo o erro de escrever “meu nome é fulano“. Mas, vale lembrar que esta informação estará, exaustivamente, em todos os documentos, então não há necessidade de perder tempo repetindo isso. O segundo tipo é o que perde tempo demais pensando naquela primeira frase super criativa – que, no fim, não vai surtir o efeito desejado.

Os avaliadores querem encontrar um texto sucinto, que os cative por meio das suas próprias ideias e habilidades, não com artifícios e palavras rasas.

Como dito uma vez por Michele Raimondo, International Officer da University of Westminster, este é um dos documentos mais importantes de um candidato, pois “a maioria dos cursos e das universidades não fazem entrevistas – e as que fazem se baseiam no seu personal statement para fazer as perguntas -, por isso, esta é a sua única chance de se diferenciar dos demais candidatos e impressionar os avaliadores”.

Alguns avaliadores acreditam que a frase inicial é a mais difícil de escrever e, por isso, ela deve ser deixada por último. “Não gaste tanto tempo na introdução. Concentre-se no conteúdo principal da sua carta. Comece pelo segundo parágrafo, onde explica por que quer fazer aquele curso, porque é nisso que estamos realmente interessados”, afirma um avaliador em entrevista à Which?University.

Os melhores textos, geralmente, são aqueles que se mostram genuínos e específicos desde o começo, explicando o seu entusiasmo pelo curso, seu entendimento sobre a área e o que pretende alcançar com isso.

Ainda assim, o primeiro parágrafo é algo sempre difícil de escrever. Por isso, vale seguir algumas indicações antes de começar um personal statement:

#1 O seu interesse no curso é o mais importante

Portanto, comece explicando por que o escolheu;

#2 Lembre-se: os melhores personal statements vão direto ao ponto

Comece com uma pequena frase que indique a razão pela qual você está interessado em estudar em determinada área.

#3 Explique o seu entusiasmo

Deixe claro o que o motiva a querer entrar neste curso.

#4 Mostre que sabe no que está se candidatando

Não diga que quer estudar algo por ser interessante, vá além disso.

#5 Evite iniciar o texto com “desde pequeno” ou “eu sempre quis”

Prefira citar o que te inspira agora ao invés de levantar o passado.

Todos os anos o UCAS publica uma lista com as frases mais comuns usadas para começar um personal statement. Esta é uma forma de pedir aos candidatos que evitem os clichês e sejam mais originais.

Em 2017, estas foram as frases mais usadas em personal statements:

#1 Desde muito pequeno;
#2 Desde que consigo lembrar;
#3 Estou me candidatando a este curso por que;
#4 Eu sempre me interessei por;
#5 Ao longo da minha vida eu sempre gostei de…

Este texto foi originalmente publicado pelo LoveUK.