InícioBolsas de EstudoCapes oferece bolsas de estudo para doutorado na Alemanha

Capes oferece bolsas de estudo para doutorado na Alemanha

Lecticia Maggi - 05/04/2015
Comentários:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com edital aberto para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha.

São oferecidas 30 bolsas pela Capes, 35 pelo CNPq e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior. As inscrições vão até o dia 15 de maio exclusivamente pela plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq. Acesse aqui o edital e saiba mais.

Além de gratuidade nas mensalidades, os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio adicional caso morem em cidades consideradas de alto custo. O programa prevê ainda um curso de alemão, cuja duração será definida de acordo com o nível de proficiência dos candidatos no idioma, área de pesquisa na Alemanha e os pré-requisitos da universidade anfitriã.

Para concorrer às bolsas, é preciso: ser brasileiro (a); ter cursado o mestrado em curso credenciado pela Capes, concluído ou em fase de conclusão até o final do 1º semestre de 2012; ter qualificação acadêmica acima da média; apresentar plano de trabalho sobre o estudo que pretende realizar; e ter confirmação de orientação científica na Alemanha. Para o duplo-doutorado, é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja prevista essa possibilidade.

Leia também:
Especial: Guia de pós-graduação no exterior
Saiba como funcionam as Bolsas Chevening para estudar no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados