InícioColunistasBrasil Forum: estudantes locais promovem evento para brasileiros na Inglaterra

Brasil Forum: estudantes locais promovem evento para brasileiros na Inglaterra

Colunista do Estudar Fora - 18/03/2019
Comentários:

No Brasil, há diversos eventos voltados para estudantes que querem fazer intercâmbio. Mas você sabia que, durante sua estadia no exterior, também pode encontrar eventos voltados para intercambistas brasileiros? Um deles é o Brasil Forum, que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio na Universidade de Oxford e na London School of Economics.

O evento é organizado por grupos locais de estudantes, e é uma ótima oportunidade para conhecer outros brasileiros na região e fazer networking. Também é uma boa oportunidade para ter contato com ideias e personalidades interessantes: no ano passado, o Brasil Forum teve convidados como Dilma Rousseff, Marina Silva e Dráuzio Varela.

Leia mais: 4 eventos para quem quer estudar fora que acontecem em fevereiro e março

Para saber um pouco mais sobre o Brasil Forum, confira a experiência de Gabriela Bazzo, uma das responsáveis pela organizações do evento:

Como é organizar o Brasil Forum?

“Organizar o Brazil Forum é, sem exagero, um desafio quase do mesmo tamanho que encarar um mestrado no exterior. No começo do ano letivo por aqui, em setembro, tudo parecia muito distante e abstrato. Em poucos meses, no entanto, o que era só uma ideia começa a tomar dimensões bem práticas, e traz com isso expectativas, afazeres e reuniões, nas quais discutimos de tudo um pouco.

A ideia de organizar um evento para falar do Brasil no Reino Unido já vem de alguns anos, ainda na primeira edição do evento, lá em 2016. Embora eu não possa falar pelos organizadores daquele ano, posso dizer que nossa essência continua a mesma: debater assuntos relevantes para o Brasil em um ambiente plural, democrático e neutro. Às vezes é importante tomar um pouco de distância do olho do furacão para organizar as ideias, e entendemos o Fórum como um local adequado para isso, sempre com o objetivo de, por meio de discussões construtivas, melhorar a realidade brasileira.

Com a ideia na cabeça, chega a hora de trazer o evento para a dimensão prática. Para isso, contamos com uma equipe afiada de muitos estudantes voluntários que se dividem em equipes (conteúdo, patrocínio, logística, financeiro e comunicação), instituições patrocinadoras e também das entidades parceiras. Cabe aos organizadores definir as temáticas do evento, escolher e convidar os palestrantes, e garantir que eles cheguem até Londres e Oxford, cidades onde o evento acontece.

Leia mais: 8 dicas para fechar um intercâmbio sem cair em ciladas

Para tudo isso, contamos, é claro, com vários grupos de Whatsapp, com a extensa rede de contatos de cada organizador e com uma reunião semanal, na qual discutimos todos os temas inerentes ao evento. Além de palco para debates acalorados, os encontros acabam sendo também uma oportunidade de aprender com a experiência de cada um (e de confraternizar nos happy hours). Se estamos organizando um evento com a intenção de tornar o Brasil um país melhor, é fundamental que a gente se entenda, mesmo com alunos com backgrounds — pessoais, acadêmicos e políticos — totalmente distintos dentro da organização.

De agora até maio, quando o evento finalmente acontece, a intenção é de que a maratona, tanto do Brazil Forum quanto dos estudos fique mais intensa. Confirmações de palestrantes, divulgação para a imprensa, venda de convites, e expectativa de proporcionar aos participantes um momento de discussão sobre os mais distintos temas, como uma iniciativa para que o Brasil fortaleça sua capacidade para dialogar como sociedade.

Nos vemos em maio!”

Sobre a autora: Gabriela Bazzo é jornalista, especialista em Relações Internacionais pela FESPSP e mestranda em International Migration and Public Policy na London School of Economics. No Brazil Forum, integra a equipe de Comunicaç

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados