Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

09.05.14

Bolsas para pesquisas no Japão

Bolsas para pesquisas no Japão

Estudantes não precisam saber japonês para concorrer. Inscrições vão até o dia 30

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão está com inscrições abertas até o dia 30 de maio para bolsas de pesquisa acadêmica no país, com possibilidade de prorrogação para mestrado e doutorado. A boa notícia é que não é preciso falar japonês para concorrer! Os candidatos que forem selecionados e não dominarem o idioma passarão por um curso intensivo de seis meses.

Para pleitear o benefício, é preciso ter até 34 anos de idade e ter concluído um curso de ensino superior ou se formar até junho de 2015. Os interessados deverão elaborar um projeto de pesquisa (deve ser escrito em português e ter no máximo seis folhas) sobre a área que gostariam de se aprofundar, preencher uma ficha de inscrição online (acesse aqui) e anexar histórico escolar e currículo profissional. Os documentos devem ser entregues pessoalmente ou via Correios no Consulado do Japão em São Paulo.

Os candidatos serão avaliados com base nos documentos apresentados, uma prova de língua inglesa e japonesa (prevalecerá a maior nota) e entrevista. Aqueles que forem aprovados para a bolsa deverão, então, contatar as universidades japonesas de interesse para realização da pesquisa. O próprio Consulado sugere uma série de sites para facilitar essa busca por instituições.

Os selecionados receberão passagem de ida e volta para o Japão e uma bolsa mensal de cerca 143.000 ienes (pouco mais de R$ 3.000,00). Saiba mais AQUI.

Leia também:
Espanha oferece bolsas para artistas
Bolsas de estudos na China
Nova Zelândia oferece bolsas de pós

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT