InícioBolsas de EstudoETH Zurich oferece bolsas para cursos de verão para graduação e mestrado

ETH Zurich oferece bolsas para cursos de verão para graduação e mestrado

Gustavo Sumares - 11/11/2019
Comentários:

A ETH Zurich, a melhor universidade da Suíça e uma das 10 melhores universidades do mundo, está recebendo inscrições para o ETH Student Summer Research Fellowship. Trata-se de um programa de bolsas para cursos de verão, com dois meses de duração, voltado a alunos que estão atualmente na graduação ou mestrado na área de Ciência da Computação ou cursos relacionados. As inscrições vão até 15 de dezembro!

De julho a agosto de 2020, os estudantes trabalharão no Departamento de Ciência da Computação da ETH Zurich envolvidos em projetos de pesquisa. Os bolsistas recebem uma “mesada” de 1.750 francos suíços (equivalentes a cerca de R$ 7.260 na cotação atual) enquanto durar o programa. Esse valor é voltado para cobrir os gastos dos participantes com acomodação e alimentação. A bolsa também contempla despesas com viagem e obtenção de visto; no entanto, o bolsista deve arcar com esses custos e, depois, apresentar comprovantes para poder ser reembolsado.

Quem pode se candidatar?

O programa tem como foco principal estudantes matriculados em Ciência da Computação ou em cursos relacionados. Podem ser cursos como engenharia elétrica, matemática, física ou outros cursos das exatas, ou com abordagens interdisciplinares sobre computação. Os estudantes podeme star na graduação ou no mestrado.

Nos dois casos, é necessário que a data previsa te conclusão do curso seja janeiro de 2021 ou mais tarde. No caso de alunos de graduação, também exige-se que eles tenham ao menos dois anos de experiência no ensino superior. Também é necessário ter bom domínio do inglês. Não se exige um certificado de proficiência, mas o nível de inglês do candidato é avaliado durante o processo de seleção.

Os candidatos também deverão escolher, durante a inscrição, em qual área gostariam de fazer pesquisa durante o programa de verão. As áreas que podem ser escolhidas são as seguintes:

  • Teoria e algoritmos
  • Sistemas em rede e computação paralela
  • COmputação pervasiva e sistemas ciberfísicos
  • Segurança da informação e de sistemas
  • Gestão de dados e Machine Learning
  • Linguagens de programação e engenharia de software
  • Computação visual

Como se candidatar às bolsas para cursos de verão

Para se candidatar, é necessário primeiro fazer um cadastro na plataforma SiROP — uma plataforma de divulgação de oportunidades para pesquisadores. Feito isso, é possível seguir com as inscrições por meio deste link.

Como parte do processo, o candidato deverá preencher um formulário com informações sobre sua trajetória acadêmica e fazer upload de alguns documentos. Entre eles, será necessário enviar um CV no modelo Europass, uma cópia do seu histórico acadêmico e uma carta de motivação com no máximo uma página. A carta deve dizer por que o candidato escolheu aquela área de pesquisa, o que ele pretende conquisar com a experiência na ETH Zurich e como ela poderá lhe ajudar em seus objetivos acadêmicos e profissionais.

As inscrições às bolsas para cursos curtos na Suíça vão até 15 de dezembro. O programa acontecerá entre 1 de julho e 31 de agosto de 2020.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados