//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas integrais para programa de aperfeiçoamento profissional de um ano nos EUA

Bolsas integrais para programa de aperfeiçoamento profissional de um ano nos EUA

Gustavo Sumares - 30/09/2020
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o IREX Community Solutions Program. A iniciativa oferece bolsas para aperfeiçoamento profissional em um programa com um ano de duração nos Estados Unidos. As bolsas são voltadas para pessoas que estejam atuando em questões como meio ambiente, diversidade, transparência, igualdade de gênero e resolução de conflitos. As inscrições vão até 28 de outubro.

Os participantes da edição de 2021-2022 da iniciativa (para a qual estão sendo oferecidas as bolsas para aperfeiçoamento profissional) se envolverão num programa que começa com quatro meses de experiência profissional nos EUA, em organizações relacionadas à area de atuação de cada candidato, entre agosto e dezembro de 2021.

Nos meses seguintes, os candidatos participam de um treinamento de liderança e gestão, com educação presencial e a distância, e encontros para mentoria e networking. No final, ainda nos EUA, planejam iniciativas que desenvolverão ao voltar para seu país para atuar nas questões sociais com que trabalham.

Os candidatos selecionados para participar do programa receberão uma bolsa que cobre “a maioria dos custos” (nas palavras do programa) relacionados à emissão de visto J-1 para os Estados Unidos, passagens aéreas, seguro de saúde, moradia, alimentação e transporte nos EUA.

Como concorrer às bolsas para aperfeiçoamento profissional nos EUA

Podem se candidatar pessoas que terão de 25 a 38 anos de idade em 1 de janeiro de 2021. Além disso, é necessário ter pelo menos dois anos de experiência trabalhando em desenvolvimento comunitário (seja em tempo integral ou parcial, seja por meio de trabalho voluntário), e se comprometer a voltar ao Brasil e passar pelo menos dois anos morando aqui após o fim do programa nos EUA.

Além disso, é necessário que o candidato seja proficiente em inglês. O certificado de proficiência não é necessário para a realização da candidatura; no entanto, os semi-finalistas serão solicitados a enviar um certificado do TOEFL ou IELTS num momento posterior do processo de seleção.

As candidaturas devem ser feitas totalmente online, por meio deste link. Inicialmente, é necessário apenas fazer um cadastro na plataforma e preencher um formulário, que inclui questões que servem como essays ou cartas de motivação. As inscrições vão até 28 de outubro.

Em 6 de novembro serão divulgados os aprovados para a segunda fase do processo, que deverão então gravar um vídeo e submetê-lo até o começo de dezembro. Em 16 de dezembro serão anunciados os semifinalistas, que deverão enviar CV, carta de motivação e certificado de proficiência em inglês ao comitê de seleção. A última fase do processo começaá no fim de fevereiro, e selecionados para as bolsas para aperfeiçoamento profissional nos EUA serão notificados em junho de 2021. Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste documento.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados