InícioBolsas de EstudoFundo oferece bolsa de £120.000 para mestrado em saúde pública

Fundo oferece bolsa de £120.000 para mestrado em saúde pública

Gustavo Sumares - 03/06/2019
Comentários:

A Wellcome Trust, uma instituição de pesquisa voltada para a saúde pública, está com inscrições abertas para seu programa International Master’s Fellowships. As bolsas de mestrado em saúde pública apoiarão jovens pesquisadores da área de saúde pública, clínicos ou não, a realizar um mestrado sobre temas importantes de saúde pública para países de renda baixa ou média. As inscrições vão até 30 de agosto.

No total, a bolsa tem um valor de £120.000 (cerca de R$591.800) para 30 meses de duração. Desses 30 meses, 12 deverão ser dedicados a um “taught master’s degree” (um programa de mestrado focado em aulas) e os outros 18 dedicados a um projeto de pesquisa. Os 12 primeiros meses podem ser realizados em qualquer instituição de ensino superior do mundo; os demais 18 meses, no entanto, devem ser focados num país de renda baixa ou média, incluindo o Brasil. A lista completa de países considerados de renda baixa ou média pela Wellcome pode ser vista aqui.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas de mestrado em saúde pública, é necessário já ter concluído a graduação em uma área relacionada a saúde pública, clínica ou não. Ou seja: graduandos das áreas de biomedicina ou ciências biomédicas também podem se candidatar, assim como graduandos de áreas como Química que sejam capazes de demonstrar atuação relacionada à saúde pública.  É necessário estar no início da carreira e já ter demonstrado interesse em pesquisa.

Também é preciso que o projeto de pesquisa do candidato se encaixe nas áreas contempladas pela Wellcome. Elas incluem genética, ciências moleculares, citologia, embriologia, neurosciência e saúde mental, infectologia, imunobiologia, fisiologia e saúde da população. A lista e as descrições completas das áreas podem ser vistas neste link.

Leia também: Cursos de saúde pública e saúde global: olhando a área por outras perspectivas

Finalmente, a instituição de destino escolhida pelo candidato deve se adequar aos requisitos da Wellcome, que podem ser vistos neste link.

Como se candidatar

A candidatura pode ser feita por meio deste link. Como parte do processo, que deve ser feito todo em inglês, o candidato precisará dar detalhes sobre sua carreira acadêmica e seu projeto de pesquisa. A candidatura também será enviada para a instituição na qual o candidato pretende realizar a pesquisa, que terá a oportunidade de avaliar a proposta. Um exemplo de candidatura completa pode ser visto aqui.

Leia também: Estudar medicina no exterior: como funciona a seleção das universidades

É necessário completar o procedimento até o dia 30 de agosto. A avaliação da proposta do candidato pode levar até 4 meses. Os bolsistas escolhidos serão anunciados até o fim de novembro de 2019, e terão um ano para dar início às atividades com a bolsas de mestrado em saúde pública (contando a partir da data do anúncio).

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados