InícioBolsas de EstudoConheça opções de bolsas para LGBTQ+ no exterior

Conheça opções de bolsas para LGBTQ+ no exterior

Marcela Marcos - 28/06/2023
Comentários:

Os cursos voltados para estudos de gênero e sexualidade não são novidade nas universidades estrangeiras. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos a temática já é explorada desde os anos 1960. A Cornell University, por exemplo, fundou em 1969 o departamento de Women’s Studies, antecessor dos Estudos de Gênero e Sexualidade. Na década de 70 e de 80, surgiram mais departamentos e institutos voltados ao tema, tratando de assuntos ligados à população LGBT.

Mesmo entre as universidades que ainda não têm programas de mestrado, PhD ou mesmo especializações na área, ganham força iniciativas estudantis para a população LGBT. Coletivos de alunos e alunas organizam colóquios e reuniões sobre temas relacionados, como o Women’s, Gender, and Sexuality Studies Graduate Colloquium, da Universidade Yale.

Opções de bolsas para estudantes LGBTQI+

Há também organizações que oferecem bolsas de estudo voltadas a estudantes LGBTQI+ e buscam aumentar a diversidade dentro das instituições.

Pensando nesse tipo de auxílio financeiro, o Estudar Fora selecionou algumas opções. Veja abaixo:

Bill 7 Award

As bolsas são destinadas a pessoas sem condições financeiras que se identificam como lésbica, gay, bissexual, transgênero, bissexual ou queer. Para se candidatar, é preciso ter uma carta de aceite para um curso pós-secundário em uma instituição de ensino em Ontário, no Canadá. Inscrições até o dia 4 de agosto. Veja mais informações aqui.

Point Foundation 

A Point Flagship Scholarship apoia estudantes LGBTQ em cursos de graduação, pós-graduação e doutorado em universidades dos Estados Unidos. Os bolsistas recebem apoio financeiro, acesso a vários programas de desenvolvimento de liderança, orientação, treinamento e o apoio de uma comunidade de acadêmicos e ex-alunos. A seleção começa no dia 26 de outubro e fecha em 21 de dezembro. Mais informações aqui.

UCLA Lambda Alumni Association Scholarship

A bolsa na Universidade da Califórnia (UCLA) é destinada a calouros do primeiro ano de graduação. Para se candidatar, é preciso se identificar como lésbica, gay, bissexual, queer ou transgênero. A preferência é dada àqueles que estão comprometidos com a liderança na causa LGBTQ+. Mais informações aqui.

ROMBA LGBTQ+ Fellowship

O programa, destinado a candidatos de MBA, oferece uma bolsa mínima de US$ 20.000 e acesso a uma programação exclusiva de liderança, incluindo um retiro. Para participar, é preciso se candidatar diretamente em instituições de ensino dos EUA. Mais informações aqui.

The Association of LGBTQ+ Journalists Scholarships

A associação oferece algumas bolsas para jovens da comunidade LGBTQ+ que buscam uma carreira no jornalismo. Para se candidatar, é preciso te ruma oferta de pós-graduação em comunicação em alguma instituição dos Estados Unidos. Mais informações aqui.

Rainbow Scholarship

O ESMT (European School of Management and Technology), em Berlim, incentiva especialmente que candidatos LGBTQ+ se inscrevam na Rainbow Scholarship. As bolsas estão disponíveis nas seguintes modalidades:
Full-time MBA – uma bolsa de 5 mil euros
Part-time MBA – uma bolsa de 4.500 euros
Executive MBA – uma bolsa de 11.900 euros disponível para candidatos autofinanciados.
Na inscrição, é preciso responder a pergunta: “Como você contribuiu para as causas LGBTQ+ e impactou a comunidade?”. Mais informações aqui.

E mais:

Conheça as melhores universidades para estudar feminismo no exterior

“Abraçamos a diversidade”, diz responsável por admissões do Insead

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados