//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas para jornalistas na Alemanha e nos EUA

Bolsas para jornalistas na Alemanha e nos EUA

Marcela Marcos - 01/11/2018
Comentários:

No mês de novembro, estão abertas as inscrições para pelo menos dois programas de bolsa de estudo para jornalistas no exterior. Um deles é o da Fundação Heinz Kün Stiftung, que apoia o desenvolvimento de jovens profissionais da área. Eles terão as despesas cobertas para um treinamento de três meses na Renânia do Norte Vestfália, um dos 16 estados da Alemanha.

O outro programa de auxílio financeiro para jornalistas é o Kiplinger. Entretanto, este é mais voltado a comunicadores mais experientes, que trabalhem na área há, pelo menos, cinco anos. Os escolhidos passarão por um curso de Mídia Digital na Escola de Jornalismo E.W. Scripps, na Universidade de Ohio, nos EUA.

Leia também: Os melhores cursos de comunicação do mundo!

 

Treinamento para jovens jornalistas na Alemanha

Benefícios das bolsas da Fundação Heinz-Kühn Stiftung

O programa de bolsas Heinz-Kühn inclui uma contribuição fixa (cujo valor exato não foi informado) para cobrir todas as despesas necessárias, desde passagens aéreas (ida e volta) até os custos de materiais de estudo. Se necessário, os bolsistas também terão apoio para um curso de alemão de quatro meses em uma escola de idiomas do país, como o Goethe-Institut.

Os escolhidos para participar do treinamento devem decidir, junto à Fundação, sobre seu plano de desenvolvimento profissional, o que inclui uma pesquisa (cujo tema específico também precisa ser definido com a entidade). Os jornalistas também precisarão fazer um relatório detalhado da estada no país anfitrião, em até seis semanas após o término da bolsa de estudos.

Como concorrer às bolsas da Fundação Heinz-Kühn

Profissionais de até 35 anos de idade, formados em jornalismo e com grande interesse por questões ligadas a desenvolvimento podem se inscrever ao programa de bolsas alemão, até o próximo dia 30. Os candidatos também devem ter alguma experiência como jornalistas, além de conhecimentos básicos em alemão. As informações detalhadas sobre a application estão no site da iniciativa, mas para esclarecer outras dúvidas, a recomendação é escrever um e-mail para [email protected], aos cuidados da Sra. Ute Maria Kilian.

Curso de Mídia Digital para Jornalistas nos EUA

Benefícios do Kiplinger Program in Public Affairs Journalism

Os bolsistas selecionados terão todas as despesas (incluindo hospedagem e alimentação) pagas para estudar, por uma semana, no campus principal da Universidade de Ohio, em Atenas, nos Estados Unidos. Eles estarão imersos em um treinamento prático liderado por especialistas americanos, em que serão abordadas boas práticas para o uso de mídias digitais (principalmente estratégias para atrair mais seguidores) e aprimoramento de habilidades em reportagem.

O período do curso é de 7 a 12 de abril de 2019, mas é preciso ficar atento ao curto prazo de inscrição, que vai até o dia 18 de novembro. 

Como concorrer à bolsa Kiplinger em Mídia Digital

O processo de inscrição para concorrer ao auxílio é totalmente online, por meio de uma plataforma disponível no site do programa. Nela, os candidatos vão enviar uma biografia breve; uma redação que justifique o interesse pela bolsa e também três amostras de trabalho como jornalistas.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados