Home » Bolsas de Estudo » 5 bolsas internacionais para estudantes da área da saúde

5 bolsas internacionais para estudantes da área da saúde

pesquisadora de saúde

Muitos estudantes da área da saúde sonham em estudar no exterior, mas os altos custos de cursos e da vida acadêmica, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, podem ser um obstáculo. Felizmente, existem bolsas de estudo que tornam esse objetivo mais acessível. A seguir, reunimos cinco oportunidades internacionais voltadas para brasileiros da área da saúde:

Bolsas para estudantes da área da saúde

1. Europubhealth+ (Europa)

A Europubhealth+ é um mestrado em Saúde Pública do tradicional programa Erasmus Mundus. É oferecido por um consórcio de oito universidades europeias, com dupla titulação e módulos em vários países. As universidades que fazem parte do programa ficam na Irlanda, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Polônia e Inglaterra. Destinada a estudantes de graduação em qualquer área com interesse em saúde pública, essa bolsa cobre anuidades e ainda oferece um valor mensal para custo de vida. Saiba mais aqui.

2. International Guest Scholarships – American College of Surgeons (EUA)

A International Guest Scholarships (IGS), do American College of Surgeons, é voltada para cirurgiões jovens graduados de fora dos EUA e Canadá, com histórico em ensino ou pesquisa. Oferece 10 mil dólares para custear uma visita a instituições clínicas, de ensino ou pesquisa nos EUA e Canadá, com direito a participar do Congresso Clínico do ACS. É necessário ter entre 35 e 50 anos, pós-formação cirúrgica e pelo menos um ano de atuação docente ou em pesquisa no país de origem. Saiba mais aqui.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

3. Amsterdam Merit Scholarship – Amsterdam UMC (Holanda)

Oferecida pela Faculdade de Medicina da Universidade de Amsterdã, a Amsterdam Merit Scholarship (AMS) é destinada a estudantes de fora da União Europeia matriculados em programas de mestrado da faculdade de Medicina. É uma bolsa que oferece €4 000. O critério principal é o desempenho acadêmico, acompanhado de cartas de recomendação e motivação; a continuidade da bolsa no segundo ano exige ter cumprido ao menos 80 % dos créditos. Saiba mais aqui.

4. Global Health Scholarships – University of Illinois Chicago (EUA)

O Global Health Program da UIC School of Public Health oferece diversas bolsas para estudantes de mestrado em áreas da saúde pública. O portfólio inclui bolsas como Donna Farley, Douglas Passaro, Parikh, e a MPH/MS Global Health Scholarship, que cobre custos vinculados a experiências de campo, pesquisa ou prática  (como viagens, seguro e despesas afins). Brasileiros podem concorrer, sendo necessário já estar matriculado no programa. Saiba mais aqui

5. EPOS – DAAD (Alemanha)

O EPOS é um programa do DAAD voltado a profissionais de países em desenvolvimento, com graduação e experiência profissional. Embora tradicionalmente focado em áreas como economia, administração e engenharia, ele também inclui saúde pública e medicina. Cobre mensalidade, seguro de saúde, custos de viagem, moradia, e subsídio mensal, além de uma bolsa de viagem para o retorno ao país de origem, estadias em seminários e apoio financeiro para família, quando aplicável . Os candidatos devem apresentar diploma, experiência relevante, carta de aceitação de universidade alemã e comprovação de vínculo empregatício. Saiba mais aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo