InícioBolsas de EstudoInscreva-se em seleção do BCG que leva mulheres para evento em Barcelona

Inscreva-se em seleção do BCG que leva mulheres para evento em Barcelona

Gustavo Sumares - 07/03/2019
Comentários:

A consultoria estratégica global Boston Consulting Group (conhecida como BCG) está com as inscrições abertas para o evento Aspire BCG. Voltado para mulheres, promove workshops, palestras e painéis. Neste ano, acontece em Barcelona, entre os dias 2 e 4 de maio; as selecionadas viajam com tudo pago pela companhia. Para participar, cadastre-se pelo site até 17 de março.

Em sua terceira edição, o Aspire nasceu com o intuito de reunir estudantes e recém-formadas que tenham vontade de causar impacto positivo no mundo, explica Carolina Pereira, consultora que, pela segunda vez, acompanha as candidatas brasileiras na viajem e compõe o time de facilitadores do evento. Ao todo, desde 2017, por volta de 200 meninas já passaram pela experiência. Em 2019, serão selecionadas mais 100 estudantes e recém-formadas.

Além do conteúdo programado, há oportunidade de networking e para aprender mais sobre a consultoria, fato que ajudou Dayanne de Castro a se preparar para o processo seletivo do time do BCG Gamma (divisão da consultoria focada em analytics e ciência de dados) e a conseguir a vaga. “Foi durante o Aspire que eu tive a certeza de que eu queria fazer parte do BCG”, conta ela. “[Lá] tomei conhecimento das inúmeras iniciativas que ele tem tomado para assegurar que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento dentro da empresa que os homens.”

Leia também: Entenda o processo seletivo do BCG, uma das principais consultorias do mundo

Como participar do Aspire

As inscrições vão até 17 de março e as interessadas precisam enviar currículo, histórico escolar e uma carta motivacional pelo site. Entre os requisitos para participação, estão ser estudante universitária (graduação, mestrado ou doutorado), de qualquer área de estudo. Histórico acadêmico e de atividades extracurriculares, além do perfil, serão analisados pela consultoria.

“O processo seletivo é a oportunidade das interessadas dividirem com o BCG como esse evento poderá contribuir para sua trajetória e como suas experiências irão ajudar outras meninas a se desenvolverem”, explica a consultora facilitadora do Aspire.

Destacar como o evento se relaciona aos seus objetivos pessoais e profissionais também é uma das dicas de Dayanne. “Acredito que seja essencial fazer uma reflexão sobre quem você é, sua trajetória, seus objetivos, e também, como você se encaixa no perfil procurado.” Além disso, segundo a participante do Aspire 2018, é importante demonstrar curiosidade, constante busca de novos desafios e habilidade e vontade de gerar impacto. “Exemplifique com experiências passadas, seja no ambiente de estudo, trabalho ou pessoal”, detalha.

Leia mais: Fundação Carolina abre vagas para 723 bolsas de estudo na Espanha

A experiência

Nos três dias de evento, as participantes trabalham seu desenvolvimento pessoal, inclusive em temas relacionados ao mercado de trabalho, como de marketing pessoal, networking e linguagem corporal. Este último, em específico, foi bastante relevante na trajetória de Dayanne: “aprendi alguns princípios básicos que fizeram diferença no engajamento da audiência nas minhas palestras e apresentações do doutorado.”

Outro foco do Aspire é apresentar o dia a dia da consultoria e o desafio dos profissionais. Carolina conta que, na última edição, as estudantes e recém-formadas participaram de um estudo de caso com objetivo de propor soluções a um cliente. O trabalho proporcionou treino de atuação em equipe, resolução de problema, comunicação e feedback.

Por fim, a consultoria promove, de diversas formas, oportunidade de exposição à lideranças femininas “Conhecer as histórias de tantas mulheres talentosas e bem-sucedidas me fez voltar para casa com mais vontade de continuar crescendo e melhorando como pessoa e profissional”, lembra a integrante do BCG Gamma.

Dicas para aproveitar ao máximo

Para tirar bons resultados da participação, Carolina indica adotar uma mentalidade de crescimento. “Esteja aberta a vivenciar essa experiência e aprender a cada nova oportunidade, seja durante as atividades em grupo, nas palestras, ou até por bate-papos com outras estudantes que tem muito a contribuir com suas experiências”, explica Carolina. “O evento é um ambiente seguro para você se testar, se impor novos desafios e desenvolver novas habilidades que no seu dia a dia você não necessariamente tem oportunidade.”

“Procure conhecer a todos, e aproveite para tirar suas dúvidas tanto sobre consultoria e sobre o BCG”, sugere Dayanne. “Alguns workshops são bastante populares, então escolha os seus com antecedência. No mais, descanse bem antes de viajar, serão três dias bastante intensos.”

Post publicado originalmente no portal Na Prática

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados